domingo, 6 de maio de 2012

Usuário reclama de situação da Casa de Apoio em Recife

A Casa de Apoio, que dá suporte aos pacientes de Petrolina em Tratamento Fora do Domicílio (TFD), em Recife, voltou a ser alvo de críticas na manhã de ontem. Usuário do serviço oferecido pelo município, o professor Jefferson Cleiton Barbosa Costa, que faz tratamento de câncer na capital pernambucana, usou a tribuna da Câmara para pedir apoio aos vereadores.
 
No ano passado, e início deste ano, pacientes que utilizam a Casa de Apoio reclamaram das condições físicas e de higiene do local. A Secretaria de Saúde informou na época que o espaço já estava passando pela terceira reforma e estava sendo reequipada.

Mas, de acordo com Costa, muitos problemas ainda permanecem. Segundo o professor, no local falta até comida. “Deu uma melhorada depois de fevereiro, depois que eu denunciei. Eu quero ajuda, muita gente está precisando. As camas estão enferrujadas. Eu peguei foi doença, fiquei mais doente lá. Falta alimentação lá. A situação é precária. Depois da denúncia chegaram 30 colchões, mas lá passam mais de 80 pessoas por semana. Os ventiladores são uma imundície, sujos. Na casa tem duas pessoas para limpar, mas não limpam direito. Teve um final de semana que a mulher responsável disse que não tinha comida e tinha, eu que fiz a comida”, disse.

O professor ainda se queixou da ajuda de custo oferecida pelo município aos pacientes. “É uma vergonha dar uma ajuda de R$20”.

[T] Fabiano Barros
[F] Gabriel Oliveira
*Matéria completa na edição impressa do Gazzeta do São Francisco
Fonte: Gazzeta

Nenhum comentário: