sábado, 12 de maio de 2012

Exposição sobre Celestino Gomes valorizará a arte regional em Petrolina

Com o objetivo de proporcionar à comunidade de Petrolina conhecimento sobre o artista Celestino Gomes e sua obra, será lançada nesta segunda-feira (14), às 17h30, a exposição “Celestino Gomes a serviço D’arte” no Museu do Sertão. A mostra é uma homenagem da Prefeitura Municipal de Petrolina, por meio da Secretaria de Cultura, e ficará aberta para visitação até o dia 11 de junho, das 9h às 17h.

Conhecido como “Van Gogh do Sertão”, Celestino Gomes nasceu em Petrolina no ano de 1931. Sua vivência na cidade e no Rio São Francisco inspirou-o na realização de trabalhos artísticos como pintor, escultor e escritor. Celestino retratou em suas obras a vida do sertanejo, festas populares, mulheres, paisagens e monumentos.

Quando estava na Europa, Celestino Gomes escreveu dois livros que narraram sua história, contando sobre a trajetória percorrida da roça ribeirinha até a Roma e seu retorno. Os livros 'Da Roça a Roma' e 'De Roma a Roça' narram o sonho de um artista matuto descobrindo a Europa nas décadas de 1960 e 1970.
Celestino Gomes morreu aos 73 anos, em 2004, era um homem simples, que sempre se preocupou em ajudar os outros e foi um apaixonado pelo Velho Chico. Deixou um vasto legado e viveu intensamente fazendo o que mais gostava.

A exposição “Celestino Gomes a serviço d’arte” está dentro da 10ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus.

Texto: Fernanda Marins (Estagiária de Comunicação)

Nenhum comentário: