quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mulher, carreira e estresse: uma combinação preocupante

A correria do dia a dia tem levado a grande maioria das pessoas a exercerem múltiplos papeis e numa velocidade cada vez mais rápida. O resultado pode ser percebido nas feições das pessoas: cansaço, ansiedade, mau humor e em casos mais graves, problemas na saúde orgânica e emocional em virtude ao elevado nível de estresse.

No Brasil, a realidade é realmente preocupante, inclusive, para as mulheres. Pesquisa realizada pela Nielsen, em 21 países, revelou que as brasileiras encontram-se no quarto lugar das profissionais mais estressadas, ficando abaixo apenas das indianas, das mexicanas e das russas. Mulher, carreira e estresse. Esses três temas formam a base da palestra de Marcia Vespa, diretora de Educação Corporativa da Leme Consultoria, que participará da 6ª edição do ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos), evento 100% realizado pela internet, que acontece no período de 10 a 25 de maio de 2012.

"O estresse tem sido equivocadamente discutido por muitas pessoas como sendo uma doença. Mas, na verdade que ele por der extremamente produtivo. Isso ocorre quando você tem um pleno autoconhecimento de si. Em segundo lugar, quando consegue administrar a situação estressante, canalizando melhor essa energia para que o seu corpo não se resinta diante de situações problemas ou situações adversas", afirma Marcia Vespa.

Ela explica, inclusive, que o estresse só pode tornar-se prejudicial quando o próprio indivíduo negligencia os sinais que seu corpo dá. Se a pessoa começa, por exemplo, com dores de cabeças pontuais e depois essas se tornam freqüentes, é preciso ficar atento antes que o problema culmine em uma enxaqueca que leve o indivíduo a fazer um tratamento médico mais prolongado. Por essa e outras razões, é imprescindível ficar sempre atento aos pedidos de socorro que o organismo dá e cuidar melhor de si, uma vez que não há quem tenha êxito no campo pessoal ou profissional, deixando a saúde em "último lugar".

Em sua apresentação, a palestrante dá vários conselhos às mulheres que buscam um lugar de destaque no meio corporativo, mas que também podem ser de grande valia para os homens. "Outro ponto importante é saber lidar com as mudanças e se adaptar a elas. Entenda que toda a mudança vem para o bem, procure enxergar os prós da mudança antes de criticá-la, de rejeitá-la ou resistir às transformações. Uma percepção estreita da função também pode ser um item paralisante da carreira", alerta a palestrante do 6º ConviRH. Se você é mulher, deseja obter sucesso na profissão e não consegue administrar o estresse, não deixe de conferir à palestra Marcia Vespa.

Fonte Portal RH

Nenhum comentário: