terça-feira, 15 de maio de 2012

Primeira etapa do Programa Saúde na Escola será iniciada nesta quarta-feira em Petrolina

As Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Educação de Petrolina iniciarão nesta quarta-feira (16), a primeira etapa do Programa Saúde na Escola, com a formação dos professores das 14 unidades escolares contempladas. O encontro será realizado durante todo o dia na Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape), no intuito de proporcionar aos professores um olhar ampliado sobre diversos temas relacionados à saúde dos adolescentes.

Vamos reunir os professores da rede municipal de ensino e discutir temas como saúde sexual e reprodutiva, usos de drogas e educação alimentar e nutricional. Formaremos multiplicadores que possam contribuir nas intervenções das equipes de saúde”, explicou o coordenador de promoção à saúde da SMS, Silvoney Junior. Segundo ele, os professores poderão levar esses assuntos para dentro da sala de aula. “Essa é uma ação estratégica, no sentido de viabilizar a inserção dos temas em saúde no cotidiano das crianças e adolescente”, acrescentou.

O Programa Saúde na Escola visa integrar saúde e educação dentro de uma perspectiva de promoção à saúde e prevenção de doenças. Possibilita a triagem e sensibilização dos estudantes a partir do desenvolvimento de três componentes, que incluem, além da formação dos professores, a avaliação clínica dos alunos e atividades educativas sobre diversos temas relacionados à saúde do adolescente.

De acordo com o coordenador do Programa, a formação dos professores continua em encontros agendados para os dias 5 e 12 de junho.

Texto: Eneida Trindade

Nenhum comentário: