quarta-feira, 23 de maio de 2012

Empresário Jovino Nolasco fala da importância de Dr. Nivaldo Carvalho ao Nordeste Brasileiro


Caro Amigo Nivaldo!

Fico feliz e sensibilizado em acompanhar teu trabalho obcecado pelo Vale do São Francisco. Lembro-me dos idos de 1999 quando pela primeira vez pisei no Sertão pernambucano, onde juntamente com você e nosso amigo (de saudosa memória) Carlos Nascimento começamos a dar os primeiros passos na concretização de um sonho; sonho que parecia inatingível, irrealizável. 

Veio à primeira Vinhuva Fest (Festa do Vinho e da uva do Nordeste) no Parque de Exposições Uva e Vinho, vindo o reconhecimento no nordeste como a 2ª Região produtora de vinhos finos do Brasil, perdendo somente para a Serra gaúcha.

Depois veio o primeiro voo internacional do vinho; Ações na Serra gaúcha que diziam (alguns) ironicamente, “os nordestinos querem fazer vinho com água de coco”; depois chegou o asfalto ligando as Fazendas (Rota do vinho), a Vititeca, Enoteca (1º Enoteca Pública do Brasil), EMPRAPINHA, Uva e Vinho, depois como para coroar isso tudo, o Papa veio ao Brasil e tomou o vinho abençoado do Vale do São Francisco; mais recente, o “vapor do vinho”, roteiro de referência internacional, agora estamos frente a mais um acontecimento: O melhor vinho tinto do Brasil é do vale do São Francisco

Como dizem os gaúchos “Um cavalo encilhado está passando, novamente, pelo sertão nordestino”

Orgulho-me em dizer, afirmar e reafirmar, em minhas palestras que o Vale do São Francisco é uma janela para o futuro, o Oásis da nova Vitivinicultura brasileira e que você em sua humildade, perseverança e dedicação colocou o vale do São Francisco nos melhores Roteiros Enoturisticos do Mundo. 

Tomara que um dia os nordestinos possam reconhecer o teu trabalho, teu valor no qual sou testemunho. Mas cada vez que me lembro de tua luta, repito, obcecada vocação de promover os valores de tua terra lembro-me de Ruy Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

Abraços meu irmão, a Serra gaúcha e o Enoturismo Brasileiro sabem e reconhecem o teu valor.  

Jovino Nolasco
* Um pouco deste gigante: Autor de vários projetos de visitação turística a Adegas, Cantinas e Fazendas que hoje recebem milhares de visitantes, gerando lucro, empregos, qualidade de vida a população, intercâmbio cultural e promoção das empresas e dos próprios municípios produtores de uva e vinho. Diretor do COMTUR, Secretário de Turismo por duas vezes, do município maior produtor de vinhos e uvas do Brasil. Foi responsável pelo maior Centro de Visitação Enoturística da América Latina. São mais de 30 anos de experiência na área de Enoturismo, Turismo Rural e Agroturismo. Poeta, Escritor com três livros lançados, Pintor e Escultor, autor da escultura de Nossa Senhora da Uva, primeira imagem esculpida no Brasil.

Nenhum comentário: