terça-feira, 8 de maio de 2012

Secretário de Segurança da Guarda Municipal de Petrolândia fala dos novos planos e ações para proteger a sociedade

Preocupado com os munícipes e com a política de segurança pública, o prefeito de Petrolândia criou a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã.

Visando o seu melhoramento, o prefeito Lourival Simões enviou o Secretário Sebastião Lima, juntamente com alguns membros representante da Guarda Municipal, para Recife e outras localidades regionais, no intuito de trazer novos conhecimentos para o município de Petrolândia. Com apoio nesses conhecimento, será traçado um novo plano de ações entre as linhas de forças da segurança pública para o suprimento das demandas e atendimento dos anseios da sociedade, preenchendo lacunas no que se refere à promoção da paz social. A Guarda Municipal atuará sob um novo modelo, denominado de Sistema de Segurança Cidadã.

O aparelhamento da Guarda Municipal se deu através de aquisições de viaturas, motocicletas, rádios de intercomunicação, além de móveis, máquinas, equipamentos, e instalação de uma sede informatizada.

Além disso, em breve a cidade de Petrolândia receberá 27 câmeras de monitoramento que cobrirão 75% da área urbana.

Acompanhe abaixo momentos da entrevista do Secretário Municipal de Segurança Cidadã, Sebastião Lima, para Assis Ramalho, ao programa de rádio ''Acordando com as Notícias''.

Assis Ramalho: Sebastião, com qual objetivo foi criada a Secretaria de Segurança Cidadã?

Sebastião Lima: Foi criada com o objetivo de dar uma maior participação do município com relação à segurança pública, para dar mais tranquilidade à população, e uma melhor preservação da ordem pública. Com isso, iremos nos utilizar do poder de polícia administrativa, delegada pelo município através de leis complementares, com objetivo de proteger patrimônio, bens, instalações públicas, meio ambiente, podendo também atuar no trânsito, em eventos comemorativos.

Assis Ramalho: Qual o objetivo principal deste curso que será aplicado aos guardas municipais?

Sebastião Lima: O objetivo principal é capacitar os guardas municipais para atuarem nas atividades preventivas e comunitárias, para que eles tenham maturidade profissional nas suas atuações. Com mudanças de postura, conhecendo melhor a sociedade, interagindo com ela e conquistando sua confiança. Após o curso, queremos traçar linhas de ações entre as forças, ouvindo a sociedade e vamos formar um Conselho de Segurança.

Assis Ramalho: Como funcionava a Guarda, antes da criação da Secretaria de Segurança Cidadã?

Sebastião Lima: Era uma guarda distanciada da sociedade. Embora executasse um bom trabalho em eventos, tinha menos integração com a sociedade. Atuava mais como uma força auxiliar do administrador, com pouca técnica e menos eficiente nas suas ações. Desta forma deixava uma sensação de impotência.

Assis Ramalho: E como funciona a Guarda hoje?

Sebastião Lima:
Já tivemos evoluções nas nossas ações, na nossa postura em procurar saber o que a sociedade acha da nossa Guarda, pesquisando a conduta particular do grupo, o perfil de cada um dos membros da corporação, para que a conduta particular não interfira no grupo.

Assis Ramalho: O prefeito Lourival Simões tem dado todo o suporte necessário?

Sebastião Lima:
O prefeito Lourival Simões tem dado total autonomia em nossa atuação como rádio de intercomunicação, telefone, carro, motopatrulha, modernização em tecnologia para a central da Guarda Municipal. Enfim, todo apoio necessário o prefeito tem dado.

Assis Ramalho:
E, agora, também a Guarda tem uma parceria muito boa com a Polícia (Militar), verdade?

Sebastião Lima: É verdade, Assis. É uma parceria que tem dado certo e agora vai melhorar ainda mais com rádio de intercomunicação, com que poderemos nos comunicar um com o outro.

Assis Ramalho:
O prefeito Lourival Simões, recentemente anunciou que encaminhou um projeto para que a cidade tenha câmeras de monitoramento. Como vai ser isso?

Sebastião Lima: É verdade. Serão 27 câmeras que cobrirão cerca de 75% da área urbana do município.

Nenhum comentário: