sexta-feira, 4 de maio de 2012

Exposição gratuita sobre Luiz Gonzaga segue até o dia 07 de maio na Câmara de Vereadores de Petrolina

Com o objetivo de homenagear o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga foi iniciada hoje (02), no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Vereadores de Petrolina, uma Exposição com vestimentas, pinturas em tela, objetos pessoais entre outras peças do Rei do Baião. A abertura oficial da amostra foi realizada pelo prefeito Julio Lossio e a presidente da Câmara dos Vereadores, Maria Elena Alencar (PSB).

A exposição sobre Luiz Gonzaga é idealizada pelo ex-motorista do Rei do Baião e amigo da família Gonzaga, o curador Reginaldo Silva, que há 13 anos leva o acervo para vários locais. Durante esse tempo, os materiais expostos já percorreram lugares como o Congresso Nacional em Brasília, João Pessoa, São Paulo, Recife, entre outros.


Além de festejar em 2012, o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, também se comemora 71 anos de música do cantor e compositor sertanejo. De acordo com o curador, Reginaldo Silva, a principal importância da exposição é dar continuidade ao trabalho do exuense. “Nosso objetivo é fazer com que o povo mantenha viva a memória do artista que mais está sendo homenageado nesses 22 anos de saudades. Pois sabemos que a obra de Luiz Gonzaga nunca irá ter fim”, declarou.


Fazendo parte da solenidade de abertura, o prefeito Julio Lossio expôs a admiração que tem pelo Gonzagão e ainda, divulgou a implantação do troféu Asa Branca para homenagear personagens de Petrolina dissipadores da Cultura do Rei do Baião. “Eu nasci ouvindo e vendo Luiz Gonzaga. Suas músicas e sua forma de levar um pouco de nossa cultura pelo Brasil afora representou nosso Nordeste. Sempre foi um personagem do homem sertanejo e nada mais justo que homenageá-lo no ano de seu centenário tanto aqui nessa exposição, como no nosso São João do Vale que ficará na história de Petrolina, como ainda com o troféu Asa Branca que junto ao legislativo estamos desenvolvendo”, disse o prefeito Julio Lossio que solicitou que o Espaço Cultural da Câmara dos Vereadores pudesse trazer mais exposições e eventos culturais para a população de Petrolina.


As mais de 300 peças expostas no acervo foram adquiridas através de doações da família do Rei do Baião, amigos e admiradores. Em Petrolina, a exposição segue até o dia 07 de maio. A visitação é gratuita e pode ser feita das 8h às 17h.

Texto: Élida Maria

Nenhum comentário: