sexta-feira, 1 de abril de 2011

Na Escola - Indisciplina!? Problema? Qual solução?

 Texto enviado por  Rita Madeiro - Educadora
                             
  • A indisciplina é gerada pela falta de maturidade familiar (percebe-se que as mães estão perdendo o controle dos filhos muito cedo, elas estão despreparadas para assumirem o seu lugar) e, além disso, ainda existem professores que não sabem planejar suas aulas. As aulas devem ser bem planejadas e que prendam atenção dos alunos.
OBS.: Na minha escola, por exemplo, quando chamamos os pais de alunos indisciplinados eles dizem muitas vezes que os filhos agem pior em casa e que “não sabem mais o que fazer” e que se nós “encontrarmos uma solução” é para nós passamos para eles porque eles não sabem mais o que fazer.
Sinceramente, quando os pais deixam chegar a esse ponto o que o professor pode fazer?  Sabemos que a base da sociedade é a família e se a família não “sabe mais o que fazer” aí fica complicado.
  • Eu acho que a indisciplina é gerada pela falta de punição. Se todos se juntassem e pressionassem os fazedores de leis, que mudassem essa lei que protege tanto os indisciplinados, e menores infratores (marginais e assassinos menores) e os alunos fossem expulsos, ou reprovassem com certeza a escola seria bem melhor, os professores e diretores seriam respeitados. E não teríamos essas escolas que hoje repercute em todos os lugares.
Obs: Porque as escolas do Exército, Marinha, Aeronáutica, militar, tem ordem e respeito? Porque tem leis que regem o meio em que estudam.

Não sou tão antiga assim (vou fazer 34 anos), mas no meu tempo se aluno olhasse feio para o professor com certeza tinha punição. Nessa época não existia essa febre de TV, internet, jogos eletrônicos e a família realmente “educava”. O professor era visto como uma pessoa importante que transmitia o saber. Hoje porém se nem as próprias autoridades valorizam o professor quem vai valorizar?

REFEXÃO: Indisciplina!? Problema? Qual solução? Se olharmos o nosso sistema não tem como resolver. Se olharmos que optamos por sermos "EDUCADORES" podemos tentar. Como? Um bom planejamento, uma certeza do que pretende um trabalho em conjunto aluno, pais ou responsável, professor e pedagogo. Dentre os alunos da turma, verificar qual ou quais necessitam de um atendimento diário ou periódico individual. Um relacionamento cordial, afetivo e atencioso. Ressaltar os aspectos positivos, daí virão as qualidades de todos. Para isso é necessário sabedoria e trabalho constante para evitar a indisciplina e não olhar esta situação só quando acontece a rebeldia. Eu tenho certeza que é por aí. Já aplicamos mais ou menos isso e deu certo.

Nenhum comentário: