sexta-feira, 15 de abril de 2011

Prefeito Julio Lossio se reúne com gestores de Escolas Municipais

Nesta quinta-feira (14), o prefeito de Petrolina Julio Lossio, acompanhado pela Secretária de Educação do Município, Célia Regina, participou de uma reunião com gestores de 35 escolas municipais envolvidas no Programa Qualiescola, para apresentar os resultados da avaliação de 2010 e planejar metas para a avaliação que será aplicada em junho de 2011. A reunião aconteceu na sala de reunião, no Centro de Convenções.

Criado em 2009, o Qualiescola é um programa responsável pela formação e a requalificação da prática pedagógica, que visa a qualidade do ensino e o alcance das metas estipuladas pelo Instituto Qualidade no Ensino (IQE). O programa realiza duas avaliações durante o ano, nas disciplinas de português e matemática, para alunos do 2° ao 9° ano. O programa oferece, também, oficinas e capacitação para os professores.

Segundo a coordenadora geral do programa em Petrolina, Lucineide Moraes, a avaliação realizada no final de 2010 mostrou que 30 escolas, onde o programa foi implantado, alcançaram a meta estipulada de 20% dentro de todas as habilidades sugeridas pelo IQE. “Observamos uma melhoria no ensino do professor, em relação ao ensino das disciplinas de português e matemática em Petrolina. Esse é um programa que os resultados são percebidos a longo prazo, mas já estamos alcançando o que foi proposto pelo nosso prefeito: um ensino sólido e com qualidade”, explicou.

Durante a reunião, o prefeito conversou com cada gestor sobre os trabalhos desenvolvidos nas unidades, para que possam realizar uma análise dos resultados obtidos nas últimas avaliações. Na ocasião, Lossio falou sobre todos os programas que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Educação. “Existem diversos programas, que visam a melhoria do ensino nas escolas municipais, mas precisamos trabalhar em conjunto, gestor, professor e também aluno, porque só obteremos bons resultados na educação de Petrolina, se todos estiverem envolvidos com o mesmo propósito”, ressaltou.

Os gestores comentaram as mudanças que têm ocorrido em suas instituições com a implantação desse programa. “Este programa é muito bom, porque está capacitando todos os professores, que têm implantado o que tem aprendido nas capacitações, e os alunos estão correspondendo com a nova metodologia. Os resultados já mostram isso”, declarou Ana Maria da Silva, gestora da Escola  Neli Maria Santana, localizada no Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho, Núcleo 3.

Nenhum comentário: