quinta-feira, 14 de abril de 2011

TENDÊNCIAS DE MERCADO

As tendências da indústria podem surgir de dois fatores:
  • Elas podem ser determinadas pelo mercado, ou seja, quando os consumidores são apresentados a certos produtos ou serviços e passam a incorporá-los aos seus hábitos cotidianos.
  • Podem ser introduzidas pela própria indústria por meio da evolução natural de seus produtos e serviços que seguem seus ciclos.
No tocante à evolução dos produtos e serviços, toda empresa tem seu plano detalhado num cronograma que demonstra o desenvolvimento e o lançamento de novidades.

Dependendo da complexidade da pesquisa que orienta o desenvolvimento, o cronograma é projetado por anos. As mudanças nos produtos vão de pequenas adaptações até mudanças completas de conceitos, denominados breakthrough. São inúmeros os breakthroughs que mudaram completamente a posição de mercado de certas empresas.

Estas duas situações, ora promovida pelo cliente, ora pela indústria determinam as tendências no mercado impactando de forma significativa e muitas vezes definitiva a dinâmica do mercado e das empresas.  
Quando o mercado determina uma tendência, as empresas precisam adaptar-se rapidamente. Muitas vezes não há tempo, seja pelo tamanho da adaptação e tudo o que isto implica, seja pela morosidade da empresa em tomar decisões e colocá-las em prática.

De qualquer maneira, o impacto da adaptação é enorme: queda nas ações, perda de market share, insatisfação do cliente; tudo isso tem efeito na satisfação do cliente que impacta a experiência da marca.

Na situação em que a empresa determina a tendência, o volume de dinheiro envolvido em pesquisa e desenvolvimento é enorme. A disponibilidade de caixa é fundamental. Neste caso, se o produto não for bem aceito, a empresa também pode sofrer graves conseqüências.

Existem várias metodologias para mapear e observar a movimentação das tendências de mercado. O ideal é mapeá-las levando em consideração o produto e o mercado ao qual sua empresa esta inserida. Veja no exemplo abaixo:

Se um produto já existe e o mercado já existe, a estratégia é penetrar no mercado. Neste caso, a tarefa é mais complexa e normalmente a briga é pelo menor preços que afeta diretamente a rentabilidade.

Para um produto novo num mercado existente, a estratégia é ressaltar o diferencial. Se não houver, as chances de fracasso são perigosamente grandes.
Para um produto existente num mercado novo, a estratégia é desenvolver o mercado mostrando os benefícios do produto. Esta tarefa demanda tempo e dinheiro.

Para um produto novo, num mercado novo a estratégia é ..... boa sorte ! Se o produto pegar sua empresa será um ícone.

Uma ferramenta que auxilia na análise das variantes externas para determinar a POTENCIAL velocidade da curva de maturidade de produto é a análise denominada PESTAL, que reúne oportunidades ou ameaças relacionadas ao macro ambiente: político, econômico, social, tecnológico, ambiental e jurídico.

Este vídeo ilustra claramente uma tendência que surgiu com a crise econômica nos Estados Unidos. Visite a página - http://www.youtube.com/watch?v=5VeXF5PbI04&feature=player_embedded

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