sexta-feira, 29 de abril de 2011

Secretária Municipal de Educação de Petrolina lança edital para formação de equipes gestoras de escolas

Foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Petrolina, no último dia 20 de abril, o edital para selecionar os novos gestores, vice-gestores e secretários para as escolas municipais de Petrolina. O objetivo dessa ação é renovar o quadro cujo mandato se encerrou em Dezembro de 2010.

Podem se inscrever professores concursados pelo município e que tenham 4 anos como funcionário da rede, sendo 3 desses em sala de aula. Pessoas que não se encaixem nesse perfil, com débitos no Conselho Escolar e sem disponibilidade mínima de 8h diárias não poderão se candidatar para o cargo.

As inscrições serão feitas entre os dias 02 e 04 de Maio, na própria Secretaria Municipal de Educação, através de uma ficha de inscrição. No dia 15 do mesmo mês, será feita a prova de conhecimento técnico que envolverá 10 questões de Língua Portuguesa, 15 questões de Gestão Escolar e 15 questões de Legislação da Educação Básica, totalizando 40 questões e finalizando a primeira etapa.

Na segunda etapa, serão feitas as inscrições dos servidores, entre os dias 06 e 08 de Junho, e a eleição acontecerá no dia 13. “O servidor irá passar ainda pela eleição da comunidade para ser aprovado ou não. Caso venha acontecer de apenas um candidato se candidatar para o núcleo, ele terá de possuir 50% dos votos mais 1 para ser eleito em aclamação, caso contrário, será feita uma nova eleição com outros servidores que desejarem se candidatar à vaga. Ainda assim, se os candidatos não forem aprovados ou não houver nenhum candidato para o núcleo, o município definirá quem será o contemplado”, explicou a Presidente da Comissão Especial Central, Sirlanea Alves.

O professor que desejar se candidatar a gestor do município e for aprovado na primeira etapa, deverá comparecer com original e xerox dos seguintes documentos: RG, comprovante de tempo efetivo de serviço como professor da rede municipal, comprovante de conclusão de curso superior de Licenciatura Plena em qualquer área do conhecimento, declaração quitada das prestações de contas dos últimos 4 anos devidamente aprovados dentro dos prazos legais (em caso de reeleição), declaração de disponibilidade de tempo para o exercício da função e a proposta da gestão escolar. A documentação será entregue no próprio núcleo escolar em que o candidato desejar se tornar gestor.

A terceira etapa será realizada entre os dias 27 de Junho e 1º de Julho, quando será realizado um curso de capacitação para que os futuros gestores, vice-gestores e secretários tenham a formação necessária para a administração de uma unidade escolar do município.

Texto: Roberto Araújo/ SCom Petrolina

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