segunda-feira, 25 de abril de 2011

Lançado Ano Internacional dos Afrodescendentes

O Lançamento do Ano Internacional dos Afrodescendentes, anteontem, no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, sob o comando da Coordenadoria Estadual da Promoção da Igualdade Racial, recebeu elogios da deputada Teresa Leitão (PT).

“Vamos tentar fazer com que, este ano, não seja apenas uma data no calendário, mas que possamos, de fato, construir igualdade étnica e social em Pernambuco”, comentou.
Na ocasião, foram entregues os certificados à primeira turma do curso para sacerdotes e sacerdotisa, ministrado em convênio entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso).

Outro momento importante, de acordo com a petista, foi o lançamento da Coleção História Geral da África, composta de nove volumes editados pela Unesco, com tradução em vários idiomas. “A coleção conta a história do povo negro de forma contundente, a fim de tirar da mentalidade dos estudantes e da sociedade que a história dos afrodescendentes começou nos navios negreiros, que traficavam escravos.” Várias autoridades e representantes de terreiros estiveram presentes à solenidade. Teresa Leitão representou a Comissão de Educação; e o deputado Diogo Moraes (PSB), a Comissão de Ciência e Tecnologia, ambas da Alepe.

“Ciência e Tecnologia, juntamente com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), vai, entre outros pontos, estimular a pesquisa científica sobre a situação do povo negro. A Comissão de Educação continuará discutindo a implantação da Lei 10.369/03, que introduz o estudo da História e Cultura afro-brasileira no currículo oficial da rede de ensino”, informou a petista.

Em aparte, Diogo Moraes ressaltou a importância do evento. “ É o reconhecimento do trabalho, das origens e da cultura dessa população”, defendeu o socialista.

Fonte Alepe










Nenhum comentário: