quarta-feira, 20 de abril de 2011

Universidade Harvard ou em inglês Harvard University

Lema
Veritas
Fundação
8 de setembro de 1636
Tipo de instituição
Privada
Orçamento anual
US$ 27,4 bilhões
Presidente
Drew Gilpin Faust
Total de Estudantes
21.12
Graduação
7.181 total
6.655 Faculdade
526 Extensão
Pós-Graduação
14.044
Localização
Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos
Mascote
Crimson
Página oficial
www.harvard.edu

A Universidade Harvard (em inglês Harvard University) é uma das instituições educacionais mais prestigiadas do mundo, bem como a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos. Desde 2003, é eleita a melhor universidade do mundo pelo Institute of Higher Education Shanghai Jiao Tong University (ver: Academic Ranking of World Universities).

Fundada em 8 de Setembro de 1636 em Cambridge, Massachusetts, era chamada simplesmente de new college (universidade nova). Foi batizada então em 13 de Março de 1639 como Harvard College, em homenagem a John Harvard, um dos seus principais mecenas. A primeira vez na qual se mencionou a instituição como universidade foi em 1780.

Instituição

Harvard é a universidade privada com a maior dotação financeira do mundo; no ano de 2009 a soma foi de 25,9 bilhões de dólares - este valor não corresponde a um orçamento anual, mas sim a ativos (obtidos principalmente por doações e aplicações financeiras) de que a universidade dispõe e apenas uma parte, entre 5 e 10%, é usada em gastos anuais diretos.

Campus de Harvard.
Atualmente (2011) possui matrícula de 20.042 estudantes, sendo 6.715 estudantes de graduação, 12.424 estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e 975 estudantes em programas de extensão universitária, tendo durante os últimos 10 anos, os brasileiros Adriano Lima e Bernardo Reis como os melhores alunos de graduação e pós-graduação da universidade.

O custo total de um estudante de graduação em Harvard no ano letivo de 2008-2009 foi calculado em 2 milhões de reais , sendo 1 milhão somente de matrícula, meio milhão de estadia e alimentação, e meio milhão de outras taxas.

A universidade é lar da quarta maior coleção de livros do mundo, com mais de 150,5 milhões de títulos, estando atrás apenas da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos (Library of Congress), em Washington, DC, da Biblioteca Britânica, em Londres, e da Biblioteca Nacional da França, em Paris.
Harvard, além de ser a mais rica, é também considerada a melhor universidade do mundo. O ranking anual feito pela Shanghai Jiao Tong University, o Academic Ranking of World Universities, coloca a universidade de Stanford em segundo lugar.

Sete presidentes dos Estados Unidos graduaram-se em Harvard: John Adams, John Quincy Adams, Rutherford B. Hayes, John F. Kennedy, Franklin Delano Roosevelt , Theodore Roosevelt e Barack Obama.

Nenhum comentário: