terça-feira, 6 de setembro de 2011

Banco do Empreendedor de Petrolina direciona ações para compra de equipamentos tecnológicos para agricultores e produtores rurais‏

Depois de beneficiar pessoas associadas aos programas sociais do município, como o Nova Semente, Bolsa Família e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O Banco do Empreendedor, em sua segunda etapa, tem como principal foco apoiar os pequenos produtores e agricultores rurais da área irrigada de Petrolina. Na tarde de ontem (05), o Assessor Especial de Finanças, Alvanílson Pires, acompanhado da equipe do Banco, participaram de uma reunião com produtores rurais do Perímetro Irrigado Bebedouro para direcionar ações que busquem a aquisição de dois equipamentos para a colheita de feijão e milho.

O Banco do Empreendedor de Petrolina é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Petrolina e a Agência do Crédito que é habilitada pelo Ministério do Trabalho, para oferecer acesso ao crédito orientado, ágil e sem burocracia, acessível e adequado aos micros e pequenos empreendedores de Petrolina. Nesta segunda etapa, o Banco ajudará cooperativas em avanços tecnológicos que auxiliam os avanços da colheita, como explica o Assessor Especial de Finanças, Alvanílson Pires. “O Banco do Empreendedor está entrando agora em uma nova etapa. Agora, temos a oportunidade de apoia as cooperativas da área irrigada, no sentido de ajudar na aquisição de equipamento que vão auxiliá-los na colheita do feijão e do milho. A Prefeitura criou o Banco neste sentido, para auxiliar o empreendedor”, declarou.

A Associação de Pequenos Produtores Rurais do Bebedouro é formada por 100 agricultores, que juntos plantaram uma área de 100 hectares de milho e 100 hectares de feijão, com projeto para plantar mais 500 hectares de sementes de milho e 500 hectares de feijão no segundo semestre, produção que torna grande a necessidade da compra das máquinas para a colheita, como destacou o agricultor Francisco da Silva Brito. “A compra desse equipamento vai melhorar muito a nossa vida, além de tornar mais barato o processo de colheita. Estamos querendo dobrar a quantidade de nossa plantação, mas isso só será possível com a aquisição dessa máquina”, afirmou.

O Banco do Empreendedor foi criado no final de abril e já atendeu mais de cem pessoas. No ação, com agricultores rurais, serão liberados empréstimos nos valores que variam de R$ 1.000,00  a R$ 1.500,00.

Os interessados em utilizar os empréstimos devem procurar a Agência de Crédito, localizada no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, de segunda a sexta-feira, nos horários de 7h30 às 12h e das 13h às 17h. Além do Centro de Convenções, o atendimento se estendeu para a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), na Rua Valério Pereira, 515, Centro. Os documentos necessários são: Carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Texto: Mônica Silvestre
Foto: Gilson Pereira

Nenhum comentário: