domingo, 18 de setembro de 2011

Presidenta Dilma destaca crescimento do turismo nacional durante solenidade de posse de novo ministro

Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de posse do Senhor Gastão Vieira no cargo de Ministro de Estado do Turismo. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
“Vamos cumprir nossas obrigações na área do turismo, provendo infraestrutura e serviços adequados tanto para a nossa população quanto para os visitantes estrangeiros que vão chegar ao Brasil”. A afirmação é da presidenta Dilma Rousseff, durante cerimônia de posse do novo ministro do Turismo, Gastão Vieira, nesta sexta-feira (16/9). Hoje, lembrou a presidenta, começou a contagem dos mil dias para a Copa do Mundo de 2014.

“Nós vivemos hoje um momento no Brasil em que por dois lados é um desafio. Um dos lados é o fato de que vamos ter três grandes eventos, entre outros: a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. E, ao mesmo tempo, pelo fato de que a taxa de crescimento dos voos domésticos no Brasil, que são indicadores das atividades turísticas, atinge hoje crescimento de 20% ao ano, que é uma taxa asiática de crescimento. (…) Aquele Brasil que recebeu renda, que teve oportunidades de trabalho, esse Brasil é o que está começando a experimentar o fato de que é continental e tem tantas belezas”, destacou Dilma Rousseff.

Na visão da presidenta, há muito a ser feito para melhorar o atendimento ao turista e, para isso, é preciso formar mão de obra qualificada. Em suas palavras, “turismo é serviço, são pessoas, e a questão da qualidade da oferta, da formação dessas pessoas, faz toda a diferença”. Segundo a presidenta, um aspecto que precisa ser aprimorado é a formação de profissionais bilíngues para atuar na área e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vem ao encontro dessa demanda e prepara nossos jovens para o mercado de trabalho.


O ministro Gastão Vieira afirmou que, como titular da pasta do Turismo, trabalhará para fortalecer o turismo nacional e contribuir com o programa Brasil Sem Miséria no setor. “Chego aqui para ajudar a fazer um país justo do ponto de vista social e equilibrado do ponto de vista econômico”.

Nenhum comentário: