terça-feira, 20 de setembro de 2011

"Petrolina de todas as cores" será o tema do desfile cívico alegórico em comemoração ao aniversário do município

Em comemoração aos 116 anos do Município de Petrolina, a Prefeitura Municipal, através da  Secretaria de Turismo, Cultura e Eventos em parceria com a Secretaria de Educação, realizará desfile cívico alegórico numa das principais avenidas do centro da cidade, a Avenida Guararapes. Os festejos do aniversário começarão às 5h de amanhã  (21), data do aniversário da cidade, com a alvorada da Philarmônica 21 de Setembro pelas ruas da Petrolina Antiga, seguida de uma apresentação de 30 minutos na Praça 21 de Setembro. Por volta das 8h, haverá o hasteamento da bandeira do município em frente à Prefeitura de Petrolina, que será feito pelo prefeito Julio Lossio, e a partir das 8h30min, o desfile iniciará na Praça das Algarobas seguindo pela Avenida Guararapes e finalizando na Avenida Souza Filho, como é de costume. A novidade neste ano é que as escolas participantes representarão alas culturais em respeito à diversidade da região, que acolhe pessoas de vários locais diferentes, por isso, o tema escolhido foi: “Petrolina de todas as cores”.

O desfile terá também a participação da Polícia Militar, Pelotão de Pessoas com Deficiência e mais de 20 escolas, entre elas 12 municipais. Os alunos que desfilarão estarão vestidos a caráter, conforme representação cultural escolhida, como por exemplo, Samba de Véio, Pescadores do Rio São Francisco, Ciganos, Vaqueiro Aboiador, Maracatu de Baque Virado, entre outros.

Segundo a Superintendente de Cultura, Roberta Duarte, o tema deste ano, “Petrolina de todas as cores”, foi escolhido para mostrar que Petrolina abraça todos sem preconceitos de raças ou etnias. “Sabemos que nossa cidade é repleta de pessoas de diferentes regiões e nessa grande diversidade nos mostramos sempre acolhedores a negros, brancos, indígenas e a todos que moram aqui. As escolas no dia do desfile estarão misturadas interagindo com as diversas culturas e festejando com alegria o aniversário da nossa cidade”, ressaltou.

No desfile, acontecerão ainda algumas apresentações de fanfarras de Orocó e Cabrobó e também do Samba de Véio Mirim.

Texto: Élida Maria

Nenhum comentário: