segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Lista dos 100 mais influentes tem nove pernambucano

Deputados federais e senadores foram classficados pelo tipo de atuação
 
JUMARIANA OLIVEIRA

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou lista dos 100 parlamentares mais influentes dos Congresso Nacional e, entre os escolhidos, nove são pernambucanos. Os três senadores - Armando Monteiro Neto (PTB), Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (PMDB) - aparecem na lista. Os demais são os deputados federais Bruno Araújo (PSDB), Ana Arraes (PSB), Inocêncio Oliveira (PR), Paulo Rubem Santiago (PDT), Fernando Ferro (PT) e Sérgio Guerra (PSDB). Os parlamentares foram classificados com o status de formulador, articulador, debatedor e negociador.

Com dois mandatos na Câmara Federal, o deputado Bruno Araújo comemorou o resultado. "Comemoro como pernambucano, porque quanto mais pernambucanos melhor. Isso é um estímulo para que a gente possa ter mais dedicação ao exercicio do mandato", destacou. O tucano, que já declarou interesse em disputar a Prefeitura do Recife, ainda afirmou que o resultado pode fortalecê-lo na disputa do próximo ano.

"O fato de ter importante relação nacional pode ajudar na interlocução, até para buscar recursos. No Nordeste precisamos de recursos federais e isso pode viabibilizar projetos estruturados. Pode ser bem explorado no sentido de ganhar a cidade", admitiu Bruno.

Com dez mandatos consecutivos, o deputado Inocêncio Oliveira afirmou que a classificação aumenta a responsabilidade do parlamentar. "Ao invés de dar vaidade, isso aumenta minha responsabilidade de contribuir para Pernambuco, de tentar buscar mais recursos para nosso Estado", ressaltou. Ele lembrou que já entrou 18 vezes na lista do Diap.

No grupo dos senadores, Humberto Costa recebeu a classificação de articulador. O petista destacou que o fato de ser líder do PT no Senado também contribuiu para figurar entre os 100. "Acredito que o resultado se deu em parte porque eu tenho sempre procurado discutir com as pessoas, especialmente as propostas do Governo. E o fato de eu ter iniciado o mandato agora gera um responsabilidade ainda maior", frisou.

Entre os 100 mais influentes do Congresso, 62 são deputados e 38 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares são o PT, com 27 nomes - detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados - e o PMDB, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares da lista do Diap está o PSDB, com 13 nomes.

ASCENÇÃO
Na lista do Diap, ainda foram classificados os parlamentares em ascenção. Entre os pernambucanos, estão Mendonça Filho (DEM), Silvio Costa (PTB) e Wolney Queiroz (PDT). De acordo com dados do Departamento Intersindical, estes parlamentares, se permancerem no mesmo patamar, poderão integrar a lista dos mais influentes brevemente.

Senadores relacionados:

  • Armando Monteiro
  • Humberto Costa
  • Jarbas Vasconcelos

Órgãos relacionados:

  • Congresso Nacional
  • Senado Federal
  •  
  • Fonte Portal do Senado

Nenhum comentário: