segunda-feira, 19 de setembro de 2011

“Tenho muito orgulho de ser a primeira mulher a abrir a Assembleia Geral da ONU”

Nesta semana, o programa de rádio Café com a Presidenta traz edições especiais para São Paulo e Minas Gerais. Na versão nacional, a presidenta Dilma Rousseff comentou o fato de ser a primeira mulher a abrir a Assembleia Geral das Nações Unidas. Ela está em Nova York, nos Estados Unidos, e na próxima quarta-feira (21/9) fará a abertura do debate geral da 66ª sessão da Assembleia Geral da ONU, tarefa que cabe tradicionalmente ao Brasil. 

Segundo antecipou a presidenta durante a entrevista, a viagem a Nova York será um momento para discutir temas importantes, como o papel da mulher no mundo, a transparência nas ações dos governos e o combate a doenças crônicas. Outra temática que merecerá destaque – afirmou a presidenta – é a crise econômica mundial.
“Vou falar em nome do Brasil para chefes de Estado dos 193 países que vão participar dessa Assembleia Geral (…). O Brasil tem muito a mostrar em cada um desses temas”, frisou.
Outro assunto abordado pela presidenta Dilma durante o programa nacional foi o anúncio feito, na semana passada, de que o governo federal irá construir 6.427 creches e pré-escolas em todo o Brasil, “em um esse esforço para oferecer educação de qualidade a todas as crianças de zero a cinco anos de idade”. Desse total, 4.943 creches e pré-escolas já foram colocadas à disposição de 1.465 municípios, informou.

São Paulo – Aos ouvintes do estado de São Paulo, a presidenta falou sobre o anúncio, na semana passada, de uma série de obras importantes para São Paulo – a Hidrovia Paraná-Tietê, a construção de um estaleiro em Araçatuba e a expansão do trecho norte do Rodoanel –, que totalizam investimentos federais de mais de R$ 3 bilhões.
“São obras que vão fazer uma tremenda diferença na vida das pessoas e das empresas de São Paulo.”
Ela informou, ainda, que o governo federal colocou à disposição das prefeituras paulistas recursos para construir 746 creches e pré-escolas, em 225 municípios, até 2014. “A distribuição foi feita de acordo com a necessidade de cada município”, explicou.

Minas Gerais – Já no programa regional para Minas Gerais, Dilma Rousseff tratou do início da contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2014. Na última sexta-feira (16/9), a presidenta esteve em Belo Horizonte para anunciar investimentos para a área de mobilidade urbana e visitar as obras do estádio Mineirão.
“Uma das obras que vamos fazer para melhorar o transporte coletivo diz respeito ao metrô de Belo Horizonte. Esta obra é esperada pelos mineiros há 25 anos, e agora nós vamos fazê-la junto com o governo do estado e com a prefeitura de BH. Vamos modernizar e ampliar a Linha 1, vamos também fazer a Linha 2, do Barreiro a Calafate 2, e também vamos fazer a Linha 3, que vai sair da Savassi e ir até a Lagoinha. Hoje, o metrô de Belo Horizonte transporta 160 mil pessoas por dia, em condições precárias. Quando as três linhas estiverem em operação, o metrô vai poder transportar quase 1 milhão de pessoas diariamente.”

Nenhum comentário: