terça-feira, 27 de setembro de 2011

Escolas municipais de Petrolina recebem recursos do Programa Mais Educação

Em reunião na manhã da última sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Petrolina anunciou aos gestores municipais a chegada dos recursos do Programa Mais Educação que beneficiou 17 escolas do município. O encontro ocorreu no auditório da biblioteca da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). Na ocasião, estavam presentes a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, além de técnicos da Secretaria de Educação.

O Programa Mais Educação provém do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O programa é instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007, regulamentado pelo Decreto 7.083/10 e constitui-se como estratégia do Ministério da Educação (MEC) para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

No município de Petrolina, as escolas da rede pública municipal fizeram adesão ao programa por meio da Secretaria de Educação e optaram por desenvolver macrocampos de acompanhamentos em diversas áreas: pedagógica; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

De acordo com a Diretora de Planejamento da Secretaria de Educação e coordenadora do programa, Amelita Bezerra, o programa iniciará no dia 10 de outubro e terá grande importância para as escolas do município, principalmente, porque os gestores escolares terão a autonomia de gerir os recursos durante os 10 meses. “O programa é muito válido, porque como o dinheiro vem direto para a escola, a instituição tem a autonomia de investir na sua real necessidade, e ainda porque o programa tem uma perspectiva de educação integral, enriquecendo os alunos não apenas como estudantes, mas como seres humanos com atitudes e valores”, explicou.

O programa terá duração de 10 meses, e beneficiará 17 escolas municipais: Profª. Laurita Léda Coelho, Luiz Rodrigues de Araújo, Jacob Ferreira, Profª Maria Odete Sampaio, Júlia Elisa Coelho, Profª Zélia Matias, Jeconias José dos Santos, 21 de Setembro, Profº Nicolau Boscardin, Santa Terezinha, Paulo Freire, Mãe Vitória, Profª Eliete Araújo, Nossa Senhora Rainha dos Anjos – (CAIC), Profª Anete Rolim, Anézio Leão e Escola Municipal de Tempo Integral São Domingos Sávio, totalizando um valor anual de R$590.615,90 para as 17 instituições educacionais.

Para a gestora da Escola Municipal Laurita Coelho, Maria do Socorro Canário, o programa auxiliará na parte disciplinar e na motivação escolar. “Os macrocampos escolhidos deixarão os alunos mais motivados. Dentro das opções disponibilizadas pelo MEC foram escolhidas algumas para trabalhar na nossa escola, como: xadrez, capoeira, matemática, teatro e banda de fanfarra e horta comunitária, e esperamos que o rendimento realmente seja positivo”, afirmou a gestora.

“Desde 2009, o município se preparou para receber esse recurso que significa escola integral, então é com muita alegria que acompanhamos a chegada desses recursos nas 17 escolas municipais. E, em breve, Petrolina estará com os resultados desse tempo maior na escola, como apoio e desenvolvimento para os estudantes e para as escolas contempladas”, ressaltou a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho.

Texto: Élida Maria

Nenhum comentário: