quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Petrolina 116 anos aproximando e integrando gerações

Dep Fed Gonzaga Patriota
Neste dia 21 de setembro, o município e o povo de Petrolina comemoram os 116 anos de sua emancipação política. Historicamente, a região onde está localizado o município de Petrolina, era chamada, no século XIX, de passagem de Juazeiro, por ser o ponto onde passavam viajantes do norte do país com destino à Bahia e aos Estados do Sul.


 Em 1840, a localidade passou a ser sede de um pequeno núcleo de moradores. A partir da Lei nº 530 de 07 de julho de 1862, o povoado foi elevado à categoria de vila, recebendo o nome de Petrolina, uma homenagem ao Imperador Dom Pedro II e a sua esposa Dona Leopoldina.


 Somente em abril de 1893, Petrolina foi declarado município autônomo e em julho de 1895, através da Lei nº 130, foi elevado à categoria de cidade, sendo oficialmente instalada em 21 de setembro do mesmo ano.


A bela Petrolina, em pleno Sertão Pernambucano é banhada pelo Rio São Francisco que faz divisa com Juazeiro da Bahia. A cidade tem uma orla urbana bem estruturada e uma tradição no artesanato com a fabricação de carrancas. A maior representante desse artesanato foi Ana das Carrancas, que faleceu no ano de 2008, com um acervo diversificado de peças em barro e de madeira.


No meio do Velho Chico, ilhas enfeitam a paisagem. A Ilha do Rodeadouro tem areias finas e douradas, diversas barracas, com som ao vivo nos finais de semana, e o tradicional peixe ribeirinho, o surubim, feito na brasa. O local é o ponto de encontro de petrolinenses e juazeirenses.


Em Petrolina, está localizado o maior complexo gastronômico ao ar livre da América Latina, quando o assunto é carne de bode. No Bodódromo, como é conhecido o espaço, os turistas podem apreciar o principal prato típico da região: o bode assado. Com mais de 10 restaurantes, o local, situado na Av. São Francisco, ainda dispõe de área para shows musicais, quiosques e lanchonetes.


Entre suas principais atividades econômicas, estão à agroindústria, a vinicultura, a fruticultura, com maior potencialidade de desenvolvimento para agroindústria, agricultura e artesanato. Seus principais produtos são: o arroz, feijão, melão, tomate, manga, mamona, mamão, cebola, melancia, milho, banana, uva, goiaba e limão.


Petrolina tem uma vocação natural para o desenvolvimento. Por isso, essa querida cidade tem se notabilizado como uma das melhores cidades do Sertão. Por suas características agrícolas é considerada uma das mais desenvolvidas e que apresentam um maior crescimento nos últimos tempos.


O desenvolvimento e o dinamismo do município de Petrolina é o resultado da expansão da fruticultura irrigada, associada ao efeito renda que promoveu a expansão de outras atividades econômicas, particularmente o comércio e os serviços de qualidade, complementados pela formação do centro universitário de referencial regional. Nas ultimas décadas Petrolina tornou-se pólo econômico e de serviços de qualidade no sertão nordestino, principalmente no alto sertão do São Francisco.


Mas o desenvolvimento de Petrolina não é apenas na área da fruticultura irrigada, o município também é um grande produtor pecuário, tendo o terceiro maior rebanho ovino e caprino do estado de Pernambuco.


Petrolina e sua gente não são apenas uma cidade e uma comunidade desenvolvidas, são exemplos de fraternidade, amor, compromisso e de integração para com as pessoas que como eu e tantos outros pernambucanos, baianos, piauienses, cearenses, paraibanos, nordestinos, nortistas, sulistas e estrangeiros,  lá chegam para trabalhar, viver, ensinar e aprender.

Petrolina é tudo isso e muito mais.


Parabéns Petrolina pelos seus 116 anos de existência, sempre acolhendo com tanto amor seus filhos natos e naturalizados.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.

Nenhum comentário: