domingo, 18 de setembro de 2011

Proprietários rurais têm até o dia 30 de setembro para declarar o ITR

Foto: Reprodução / TV Globo
Os donos de propriedades rurais de todo o País têm até o dia 30 de setembro para pagar o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). De acordo com a Receita Federal, só em Pernambuco, são mais de 313 mil imóveis rurais, mas apenas 33% estão regularizados.

Para prestar conta com o Leão, o contribuinte deve acessar o site da Receita ou preencher um formulário disponível nos Correios. “Através do meio magnético é mais seguro e rápido. Mas ele pode se dirigir aos Correios, preencher o formulário que custa R$ 6 e entregar nos próprios Correios”, explica o delegado da Receita Federal em Caruaru, Herbert Vasconcelos (foto).

Segundo ele, a declaração do ITR é semelhante à declaração do Imposto de Renda normal, de Pessoa Física. “O contribuinte vai inserir informações sobre a propriedade rural, tais como cultura, pecuária, área de florestamento, a fim de apurar o valor do imposto a pagar”, explica o delegado.

O delegado Herbert Vasconcelos lembra que qualquer proprietário rural, por menor que seja a terra, tem que pagar o ITR: “Se a área for inferior a 500 hectares, ele pode apresentar em formulário. Mas se a propriedade pertence a uma pessoa jurídica, só pode declarar por meio magnético”.

Fonte PE360

Nenhum comentário: