terça-feira, 2 de agosto de 2011

Prefeitura de Petrolina realiza abertura do Programa Formação Pela Escola


Com o objetivo de orientar sobre o controle social dos recursos públicos destinados à educação, a Secretaria Municipal de Educação de Petrolina (SMEP) realizou na manhã desta segunda-feira (01), o I Encontro Presencial do Curso do Programa Formação pela Escola. O evento ocorreu na Biblioteca Municipal Cid Carvalho com a presença dos cursistas formados por Conselheiros Municipais, Gestores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Municipais e equipes da Secretaria de Educação. Na ocasião, também esteve presente a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, que fez abertura do curso.

O curso, que faz parte do Programa Formação pela Escola, foi criado pelo Governo Federal em parceria com o município e visa orientar e acompanhar de perto o monitoramento das ações e dos programas financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O encontro presencial ocorrido hoje (01), faz parte do primeiro módulo da competência básica e é pré-requisito para as demais modalidades que abordarão o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), merenda escolar, livros escolares, entre outros. De acordo com a tutora do curso e representante da diretoria de planejamento da Secretaria de Educação, Luzimar Amariz, o curso é enriquecedor. “A proposta é que haja uma transparência de todos os recursos públicos aplicados na educação, no município de Petrolina. Por isso, nos preocupamos em orientar e acompanhar de perto todos os participantes”, declarou.

“A partir desse curso vocês irão ter mais conhecimentos dos recursos que chegam nas escolas e dessa forma agirem de maneira mais organizada, com prioridade, responsabilidade, participação e compromisso na melhoria das escolas”, salientou a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, em seu discurso de abertura.

Para a gestora da Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro, Maria Inês Silva, a iniciativa da Secretaria de Educação em promover o curso é uma excelente oportunidade. “Aprender como lidar com a verba pública é muito importante, porque lidamos todos os dias com o que é público, e é por isso que é fundamental que aprendamos como trabalhar com responsabilidade com os recursos financeiros. Essa é mais uma oportunidade do gestor aprofundar-se nos assuntos que competem à gestão escolar e socializar com o conselho escolar e a equipe de gestão”, frisou.

O curso tem a participação de 90 servidores, que foram distribuídas em três turmas ministradas pelas técnicas da Secretaria de Educação, Amelita Bezerra, Luzimar Nunes e Nara Itla de Siqueira. A formação tem duração de 40h aulas, sendo 8h presenciais e 32h à distância, via internet, através do ambiente virtual de aprendizagem (plataforma Moodle) disponibilizada virtualmente pelo Ministério da Educação (MEC)/FNDE.

No encontro de hoje, foram cumpridas as quatro primeiras horas presenciais.

Texto: Élida Maria
Foto: Patrícia Telles

Nenhum comentário: