quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Festival da Primavera e Festival Pernambuco Nação Cultural são discutidos pela Prefeitura e Governo do Estado

Na manhã da última quinta-feira (18), estiveram reunidos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur), o Secretário Luís Cláudio Dias, o Diretor de Articulação da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Claudemir Souza, a Diretora de Cultura da Sedectur, Roberta Duarte, a coordenadora do Programa de Artesanato de Petrolina, Esmelinda Amorim e o agente de artes visuais da Sedectur, Sérgio Sá, para apresentação da nova proposta de formatação do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) que este ano está sendo realizado de modo descentralizado.

O evento, que terá Petrolina como principal sede, visa atender a toda região do Sertão do São Francisco, contemplando também os municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Afrânio e Dormentes. Em cada um destes municípios acontecerão ações durante o Festival, sendo que a maior parte da programação continuará em Petrolina, que pode ser considerada a capital multicultural do Sertão, devido à diversidade de segmentos de cultura que aqui existe, pelo profissionalismo do setor, pela quantidade de grupos profissionais e amadores, pelos sete Pontos de Cultura, várias associações de classe, além de ser o município com maior número de habitantes da região, em seus quase 300 mil.

Aproveitou-se a oportunidade do encontro para entregar ao representante da Secretaria de Cultura de Pernambuco uma relação de todos os débitos da Fundarpe com os grupos de cultura de Petrolina, com a solicitação de maior agilidade na resolução das pendências. A Sedectur apresentou brevemente o Projeto do Festival da Primavera deste ano que foi concebido a partir das diversas escutas da classe artística, através dos representantes dos segmentos de cultura que foram eleitos para o Conselho Municipal de Cultura. A formatação da programação do Festival será iniciada na próxima semana quando uma equipe de pré-produção virá à região em parceria com a Prefeitura de Petrolina.

A Sedectur apresentou ainda uma proposta de data para a realização do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC), visando ser na mesma época do Festival da Primavera, assim como é feito em todo o Estado quando se une o FPNC à comemoração do Festival de Inverno, Festa das Dálias, do Estudante. A proposta será analisada pela Secretaria de Cultura do Estado que, em breve, dará o seu posicionamento.

“O prefeito Julio Lossio já havia sido informado da nova formatação descentralizada do FPNC e concordou de imediato, visto que é importante que ações de formação e de valorização da cultura aconteçam nos demais municípios da região, pois nem todos tinham acesso para participar da programação em Petrolina pela distância geográfica que existe, principalmente, aqui no Sertão”, afirmou a Diretora de Cultura, Roberta Duarte. “O diálogo foi bastante positivo e aberto, nos disponibilizamos para sermos parceiros, mas precisamos de tempo hábil para providenciarmos a nossa contrapartida e divulgarmos a programação com antecedência para termos uma grande participação da população e turistas no evento”, frisou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos, Luís Cláudio Dias.
 
Texto: Jaquelyne Costa/ Foto: Roberta Duarte

Nenhum comentário: