terça-feira, 23 de agosto de 2011

Parceria entre Município e Estado pretende implementar ações do Serviço de Infectologia de Petrolina

Atendendo a um convite feito pela Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, o coordenador do Projeto Sanar, Alexandre Menezes e a diretora geral de Controle de Doenças e Agravos, Hoselene Hans, ambos da Secretaria Estadual de Saúde (SES), estiveram ontem (22) no município de Petrolina, onde visitaram unidades de saúde, entre elas o Serviço de Infectologia de Petrolina (SEINPE). Durante o encontro, que aconteceu inicialmente na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também estiveram presentes a gerente da 8ª Gerência Regional de Saúde (Geres), Cassia Feitosa, a enfermeira da célula de epidemiologia da 8ª Geres, Lúcia Possídio  e a Diretora de Vigilância em Saúde, Kátia Coutinho.

A visita teve como principal objetivo verificar como o município está estruturando os seus serviços de saúde, como está trabalhando no que diz respeito ao enfrentamento às doenças negligenciáveis. “Queremos ver de que forma a Prefeitura e o Governo do Estado podem se articular, para que juntos possamos enfrentar as doenças, desenvolvendo ações que venham melhorar a qualidade de vidas das pessoas. Queremos aumentar o diagnóstico e fazer com que cada vez mais pacientes completem o tratamento, já que muitos terminam abandonando e isso gera aumento no número de casos”, explicou Alexandre Menezes.

Após a primeira reunião realizada na SMS, o grupo visitou o SEINPE, que serve de referência para doenças infecciosas e puderam conferir toda a estrutura do local, assim como estão organizados os serviços de atendimento à população. “Esse encontro foi bastante positivo. Encontramos pessoas comprometidas nesta equipe, que estão dispostas a implementar ações para otimizar o serviço. E podemos começar trabalhando a questão da reabilitação, como podemos reestruturar a fisioterapia para pacientes do Serviço. Para isso, podemos contar com a parceria do Estado para melhorarmos ainda mais este aspecto”, relatou Hoselene Hans.
A Secretária de Saúde, responsável pelo convite feito a equipe do Estado, considerou positivo o encontro realizado nesta segunda-feira. “O caminho é ver nossas dificuldades e a partir daí implementar o nosso serviço, fortalecendo o SEINPE, através desta parceria. Vamos começar com a elaboração de um projeto pioneiro e que se tornará referência na reabilitação de pessoas atendidas pelo Serviço de Infectologia de Petrolina e que precisam do acompanhamento  com um fisioterapeuta. Fiquei satisfeita em saber que esta estrutura que oferecemos aos usuários de Petrolina, só é encontrada em grandes Centros de Referência em Recife”, afirmou.

Projeto Sanar – Doenças Negligenciáveis - O Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciáveis foi implantado em 2011 para levar atividades para 108 municípios prioritários. A intenção é reduzir ou eliminar, até 2014, as doenças transmissíveis negligenciadas que apresentam indicadores inaceitáveis. São consideradas doenças negligenciáveis aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas, como tracoma, doença de chagas, hanseníase, filariose, esquistossomose, helmintíase e tuberculose.

Em Petrolina, foi implantando em 2010 o Serviço de Infectologia de Petrolina (SEINPE), que agrega diversos ambulatórios para oferecer a população um atendimento mais amplo, que serve de referência para o tratamento da tuberculose, hanseníase e infectologia no geral. A equipe é formada por infectologista, dermatologista, médico sanitarista, técnico de enfermagem e fisioterapeuta. Os usuários com doenças podem ser consultados, acompanhados e recebem doses supervisionadas de medicação.

Texto: Taisa Alencar/ Foto: Divulgação SMS

Nenhum comentário: