sábado, 20 de agosto de 2011

Comunidade do Rio Corrente receberá a 13ª ação do Programa Justiça e Cidadania

Na próxima terça-feira (23), a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), e Poder Judiciário – Vara da Infância e Juventude da Comarca de Petrolina, em parceria com as Secretarias Municipais de Segurança Cidadã e Educação, Promotoria Pública, Ministério Público, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDDCA, Polícia Militar, Centro Municipal de Referência Especializado de Assistência Social – (CREAS), Conselho Tutelar, Gerência Regional de Educação – GRE, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Polícia Civil, 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz), Defensoria Publica, Associação de Moradores e entidades locais que trabalham com crianças e adolescentes realizarão a 13ª ação do Programa Justiça e Cidadania na Escola Estadual Professor Simão Durando, no bairro Rio Corrente, a partir das 10h.

Mais de 16 mil pessoas já foram atendidas pelo programa que desenvolve ações integradas e voluntárias em prol da segurança social das crianças e dos adolescentes nos bairros de Petrolina. No evento, haverá palestras, atendimentos jurídicos, psicossociais, encaminhamentos e admoestações com Juiz, Promotor, Conselho Tutelar e outros, para as demandas existentes na comunidade.

Durante a manhã, a ação realizará palestras para pais e adolescentes através da Guarda Municipal – órgão operativo da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, CREAS e equipe da Vara da Infância. A partir das 13h30, o evento será ministrado pelos mesmos órgãos que participaram durante a manhã, além da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, CMDDCA e Conselho Tutelar, direcionado para crianças e adolescentes.

“Constatamos a necessidade de atuar nos bairros, pois estamos efetivando a proteção das crianças e adolescentes, atuando na prevenção e nas medidas repressivas junto a Vara da Infância. Realizamos encaminhamento à rede socioassistencial e inclusão nos programas sociais e acompanhamos as pessoas, possibilitando atuar e prestar atendimento diferenciado, unidos em parceira, pois, cada parceiro tem a sua importância e sua missão e, com isso, efetivamos a cidadania, reduzindo a violência nas comunidades”, explicou a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia Carvalho.

Além das palestras na escola, que acontecerão nos turnos matutino e vespertino, a 13ª ação do Programa Justiça e Cidadania também realizará abordagens nas ruas pelos Agentes de Proteção, Polícias Militar e Civil, Conselho Tutelar e Guardas Municipais; e admoestações para as crianças, adolescentes e responsáveis, que praticaram violência escolar, como também admoestações para os proprietários de bares e similares. 
 
Texto: Élida Maria/ Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: