sábado, 20 de agosto de 2011

22ª Reunião Ordinária do Contur Estadual deixa resultados positivos para Petrolina

Na manhã desta sexta-feira (19), 37 membros do Conselho Estadual de Turismo (Contur) estiveram reunidos no auditório do Hotel do Grande Rio para a 22ª reunião ordinária que discutiu diversos aspectos do turismo em Pernambuco, ressaltando o desenvolvimento turístico de Petrolina. O prefeito em exercício, Domingos Sávio Guimarães, realizou uma palestra sobre os avanços no município no que se refere ao turismo, e também deixou pleitos importantes ao Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.


A reunião foi considerada um marco para a cidade, pois pela primeira vez o Contur Estadual realiza essa ação no sertão pernambucano e seu objetivo maior é fazer com que as pessoas do trade turístico possam influenciar e decidir as ações de turismo partindo da ideia do que possam e vão colher de Petrolina que se mostra a sexta economia pujante do estado, com um PIB de mais de R$ 2 bilhões. 


Em destaque, esteve o Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho que segundo o Superintendente Regional da Infraero, Fernando Nicácio, foi o aeroporto que mais cresceu no estado com um aumento de 62% de sua demanda em relação ao de Recife que ficou com 12%. Somente em 2010, o Aeroporto recebeu 254 mil passageiros e entre 2009 e 2010, a demanda de passageiros cresceu o equivalente a 22%, mostrando a potencialidade do Vale do São Francisco, principalmente, no que diz respeito ao agronegócio.


Ações já planejadas pelo prefeito , Julio Lossio, como a total modernização e ampliação do Centro de Convenções para fortalecer ainda mais o Turismo de Negócios e Eventos para a região, estiveram em pauta na reunião. Sobre isso, o Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, afirmou que em visita juntamente ao seu secretário adjunto, Hamilton Falcão, às instalações do Centro de Convenções na manhã de ontem (18) verificou a necessidade urgente de sua reforma, reafirmando a importância do equipamento já que Petrolina tem sido um polo do desenvolvimento dessa região. 


“Nós vamos ampliar essa parceria que ocorre entre o Estado e o município através da solicitação ao prefeito em exercício, Domingos Sávio, que nos mande o termo de referência da reforma do Centro de Convenções para que possamos tratar disso de maneira mais técnica, alocando recursos e quem sabe até já enviando ao Tribunal de Contas um edital de licitação e um projeto executivo”, declarou o secretário Alberto Feitosa.


Além do Centro de Convenções, o prefeito destacou ainda a Implantação da Ilha do Vinho, a Reestruturação do Bodódromo e a modernização da Sinalização Turística de Petrolina, que foi feita há algum tempo e precisa ser renovada e melhorada para atender melhor a demanda dos turistas que estão chegando na região já que recebemos cerca de cinco mil pessoas por mês. Já em outros municípios vizinhos, a construção da Enoteca no município de Lagoa Grande e, por fim, a conclusão dos 6 km da estrada da Tapera que o Governo do Estado fez e onde será solicitado que o Secretário de Turismo de Pernambuco junte-se ao Secretário de Turismo da Bahia, para que Bahia faça a parte dela. 


“Petrolina está muito feliz porque vive um momento muito alvissareiro no turismo do Vale do São Francisco. E esta reunião é sem dúvidas um marco para nossa história, pois aproximamos ainda mais o elo entre município e Estado a favor de todos os que aqui vivem e fazem a nossa cidade ser a rainha do sertão”, ressaltou, feliz com o exultante resultado da reunião, o prefeito em exercício, Domingos Sávio. A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos, sob a orientação do secretário Luís Cláudio Dias e da técnica em Turismo Nadja Batista, entregou um kit de informações turísticas a todos os membros e autoridades presentes na reunião.


Texto: Jaquelyne Costa/ Foto: Patrícia Telles

Nenhum comentário: