quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CCJ do senado rejeita financiamento público de campanha

DA REDAÇÃO
 
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado rejeitou o projeto de lei que propõe a adoção do financiamento público de campanhas. A comissão rejeitou o relatório de Aloísio Nunes (PSDB-SP), que pediu a reprovação do projeto. Os senadores rejeitaram também o voto de José Pimentel (PT-CE), que aprova a lei com algumas modificações. Com as duas reprovações sucessivas, a CCJ vai arquivar o projeto.
 
Senadores como Aluysio Nunes (PSDB-SP) discordam que o financiamento público seja uma medida de moralização ou que possa desencorajar a corrupção. Outros parlamentares afirmam que o financiamento público só pode ser aprovado em sistemas de lista fechada, modelo que também já foi rejeitado pela comissão.
 
Os apoiadores do projeto afirmam que o financiamento privado é a raiz dos casos de corrupção apurados nos últimos anos. Pedro Simon (PMDB-AL) afirma que o financiamento público pode igualar as condições de concorrência entre candidatos. Marta Suplicy (PT-SP) sugere inclusive que o projeto do voto em lista fechada seja recuperado, para complementar o financiamento público. A decisão final, pela rejeição do projeto, contraria a sugestão da Comissão de Reforma Política, favorável à proposta.

Nenhum comentário: