domingo, 21 de agosto de 2011

Cerimônia de entrega de espadim a 441 cadetes da Aman

A presidenta Dilma Rousseff encontrou-se em Resende, no sul do estado do Rio, onde participou da cerimônia de entrega de espadim a 441 cadetes da turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio. A cerimônia acontece na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

A turma é composta por jovens de todas as regiões brasileiras, sendo 270 do Sudeste, 64 do Sul, 61 do Nordeste, 29 do Centro-Oeste e 11 do Norte. Além deles, há seis cadetes estrangeiros das chamadas nações amigas: Moçambique (2), Angola (2), Guiana Inglesa (1) e Peru (1).

Este ano, a Academia Militar no Brasil comemora o seu bicentenário. O funcionamento da Escola Militar de Resende teve início em 1944. Sete anos depois, foi assinado o decreto que transformou a escola em Academia Militar das Agulhas Negras. Todos os anos, cerca de 430 aspirantes a oficial concluem os cursos da Aman. A Academia forma, nos dias atuais, oficiais das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico, além de iniciar a formação do Chefe Militar. 

Formação -- O aluno é selecionado por meio de concurso público e, ao ingressar, passa à condição de praça especial e recebe o título de cadete, posição hierárquica entre subtenente e aspirante a oficial, encerrando o curso básico. Ao final do segundo ano, com a conclusão do curso avançado, o cadete participa da escolha de sua Arma, Quadro ou Serviço. Após os dois últimos anos de formação acadêmica, quando é enfatizada a instrução militar específica, o jovem é declarado aspirante a oficial e recebe o grau de bacharel em Ciências Militares.

A partir daí, o profissional está habilitado a exercer funções nas diversas organizações militares, podendo ainda complementar sua formação com cursos de especialização e extensão. Segundo a Aman, as atividades da Academia contribuem para que a formação profissional do cadete seja uma das melhores entre as realizadas nas escolas militares do mundo.

Nenhum comentário: