sábado, 20 de agosto de 2011

Prefeito Domingos Sávio visita instalações de Fábrica de Cerâmica em distrito de Petrolina

Na manhã de ontem (17), o prefeito Domingos Sávio, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato de Aquino, visitou as instalações da primeira  Fábrica de Cerâmica em Pau Ferro, distrito localizado a 50 km de Petrolina, que somando aos sítios vizinhos, totaliza 3 mil habitantes.

O empresário Gervásio Cavalcanti, natural de Afrânio-PE, expande o número de fábricas que estão sendo instaladas na região do sertão do São Francisco. No total, já são nove  empreendimentos espalhados entre Afrânio, Dormentes e Petrolina. “Sempre pensei em abrir um negócio diferente dos que são desenvolvidos na região relacionados a Fruticultura Irrigada e comércio, mas com o intuito de beneficiar a comunidade mais carente”, declarou Gervásio Cavalcanti, preocupado com o desenvolvimento econômico do distrito. O empresário afirmou ainda que a fábrica começará a funcionar num prazo de oito meses, produzindo inicialmente tijolos e com o andamento do projeto, virão as telhas, as lajotas e os próprios tijolinhos, gerando mais de 100 empregos e atraindo os empregos indiretos, como ambulantes.

Para a fabricação dos tijolos que serão utilizados na construção dos fornos, 50 trabalhadores já estão extraindo material das jazidas, e também preparando o local dos fornos. Para José Domingos Barbosa, agricultor há mais de 50 anos, a vinda da Fábrica de Cerâmica só trará benefícios. “Quando limparem o barro das jazidas ficará espaço para reservar água de chuva e assim ajudar a gente no roçado e para dar de beber aos animais”, afirmou.

A obra também tem preocupação com o meio ambiente. O Secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato, afirmou que serão realizadas limpezas em alguns açudes e barreiros num raio de 25 km e o material extraído, o barro, será utilizado na construção dos fornos. “Os barreiros terão um acúmulo de água muito maior o que gerará uma posição mais confortável também para os agricultores quando chegar a época da seca”, declarou o secretário. Além disso, Gervásio ressaltou que nas áreas das jazidas e extração da lenha, serão reservados hectares para a plantação de eucaliptos que servirão de combustível para a cerâmica.

“Quando Julio Lossio teve a iniciativa de criar a Agência e municipalizar as licenças ambientais foi no intuito de criar um ambiente mais amigável, evitando a burocracia para se implantar uma empresa neste país”, ressaltou o prefeito Domingos Sávio durante a entrega da licença ambiental ao empresário Gervásio, entusiasmado com o futuro desenvolvimento da região com a formação de um Polo de Cerâmica. “Nós queremos o desenvolvimento descentralizado, ao redor do município dando oportunidade a outras atividades além das tradicionais que realizamos aqui que são a fruticultura, o comércio e o turismo, que está em largo crescimento”, reforçou ainda o prefeito.

Texto: Jaquelyne Costa/ Foto: Patrícia Telles

Nenhum comentário: