terça-feira, 23 de agosto de 2011

“A politica e a gestão são fundamentais”, avalia ministro Mendes Ribeiro

Em sua primeira entrevista coletiva após tomar posse no cargo de ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o deputado João Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS) disse que como é um homem do serviço público sabe que a política e a gestão são fundamentais, e prometeu conduzir a pasta dialogando com todos os setores. Segundo Mendes Ribeiro, “o importante é coordenar o anseio da sociedade com as diretrizes do ministério”. Durante a conversa com os jornalistas, o novo ministro assegurou que não tomará qualquer medida precipitada e revelou que estava bastante emocionado com a presença de grande número de parlamentares na cerimônia de posse.
“Vou me preocupar em ter recursos para a agricultura. Estou chegando e vou ter toda cautela para agir. E vou agir se preciso.”
O ministro disse que terá uma reunião, nesta terça-feira, com o presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e garantiu que a empresa terá todo o apoio necessário para continuar com os avanços nas pesquisas. Segundo Mendes Ribeiro, trata-se de uma recomendação da presidenta Dilma Rousseff. O ministro contou também sobre como atuará na Conab, autarquia vinculada ao ministério e sob investigação de irregularidades a cargo da Controladoria Geral da União (CGU):
“O ministro Jorge Hage (CGU) disse que teria 30 dias para completar a tarefa. Até lá vou entrar na Conab consciente do grupo técnico que se encontra lá. A Conab é muito importante para a agricultura brasileira. Eu vou conversar e, se tiver que mudar, eu vou mudar.”
Mendes Ribeiro disse também que técnicos do ministério estão empenhados na negociação com autoridades da Rússia referente à exportação da carne produzida no Brasil para aquele país. Embora considere que o mercado russo é bem diferenciado, o ministro aposta numa solução para acabar com o impasse.

Nenhum comentário: