Por O Tempo.
"Quase metade das exportadoras perdeu participação no mercado interno"
BRASÍLIA. A presidente Dilma Rousseff envia hoje ao Congresso Nacional uma Medida Provisória instituindo a nova política industrial, batizada pelo governo de Brasil Maior.
Dilma também deverá se reunir com empresários e sindicalistas para lhes apresentar a proposta. Na reunião de coordenação ontem pela manhã, Dilma definiu com ministros e os líderes do governo na Câmara, no Senado e no Congresso as prioridades do Palácio neste segundo semestre. Nesse sentido, ficou decidido que na próxima semana o governo enviará um Projeto de Lei Complementar com mudanças no Supersimples.
Indústrias. Um dia antes da divulgação, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou um estudo mostrando que quase metade, ou 48%, das indústrias exportadoras perderam participação no mercado interno em 2010. Segundo a entidade, do total de firmas entrevistadas, um terço deixou de vender no exterior no ano passado. Além disso, uma em cada quatro empresas espera redução dos embarques ao exterior em 2011.
Para evitar que a situação piore, 68% das indústrias que exportaram em 2010 ou pretendem exportar este ano estão adotando estratégias para estimular suas vendas no exterior. A busca pela redução de custos e maior produtividade é a principal estratégia, seguida pela procura de novos mercados. Já os investimentos em exportação devem se manter estáveis.
De acordo com o levantamento, na indústria de transformação do Brasil, 41% das empresas exportaram em 2010. Levando em conta as grandes companhias o índice é maior, de 79%, seguido pelas médias (52%) e pequenas (23%). De forma geral, as vendas externas representaram 20% do faturamento das exportadoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário