quarta-feira, 22 de junho de 2011

“Tenho muito orgulho de ser presidenta de uma nação que conta com jovens tão determinados”

Os jovens medalhistas da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cuja premiação foi realizada na tarde desta terça-feira (21/6) no Rio de Janeiro, são candidatos em potencial para o programa de bolsas de estudo no exterior que será lançado em breve pelo governo federal. Quem antecipou essa informação foi a própria presidenta Dilma Rousseff, em discurso durante a cerimônia, ao afirmar que a escolha dos bolsistas será feita por mérito, o que os finalistas da OBMEP já demonstraram ter.
A presidenta informou que os ministros Fernando Haddad, da Educação, e Aloízio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, têm o compromisso de apresentar os critérios da primeira seleção para as bolsas ainda nesse semestre. Estamos fazendo esse programa – completou Dilma Rousseff – porque temos no Brasil uma riqueza enorme: a nossa juventude.
“Vocês são orgulho do nosso país”, emocionou-se.
Sob fortes aplausos dos alunos, professores e familiares, a presidenta reassumiu seu compromisso com a educação, a ciência, tecnologia e inovação e frisou que o combate à miséria passa por esses pilares. Para ela, os brasileiros não podem aceitar conviver com a pobreza extrema e chamou, novamente, toda a sociedade a contribuir para o Plano Brasil sem Miséria, que pretende tirar, até 2014, 16,2 milhões de brasileiros da extrema pobreza.
“O acesso a educação produz uma revolução pacífica, onde as armas são o compromisso dos professores (…) e a sede de conhecimento que a juventude, principalmente, tem diante do mundo (…). Se o nosso objetivo é enfrentar e vencer a desigualdade social e econômica (…) um dos principais caminhos se encontram aqui”, afirmou.
Dilma Rousseff citou programas como o ProUni, Pronatec, Fies e expansão das universidades para ilustrar o compromisso de seu governo com a educação, desde a pré-escola à graduação e foi enfática ao afirmar que “temos que ter clareza que o tamanho do nosso país é o tamanho dos nossos sonhos, da nossa determinação”.
Sem os professores e diretores das escolas públicas – continuou – o sonho de transformação do Brasil não se concretizará. Aproveitando o momento, a presidenta reiterou o compromisso de seu governo com a valorização dos professores e para “homenageá-los profundamente” e também aos 20 milhões de alunos que se inscreveram nas Olimpíadas. Já aos estudantes finalistas da OBMEP, que irão representar o Brasil no mundial que acontecerá na Holanda, a presidenta desejou “toda sorte possível, mas também todo esforço e dedicação necessários”.
“Tenho muito orgulho de ser presidenta de uma nação que conta com meninos, meninas e jovens tão determinados”, frisou.

Nenhum comentário: