segunda-feira, 27 de junho de 2011

Secretaria de Educação de Petrolina inicia curso de gestão para dirigentes escolares

 
Com o objetivo de caracterizar a administração escolar e organizacional, definir os princípios da gestão democrática participativa e identificar os papéis do gestor, vice-gestor e secretário escolar, foi iniciado na manhã de hoje (27), na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais (Facape), o curso de gestão para todos os dirigentes escolares eleitos. Na ocasião, compuseram a mesa da cerimônia a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, a Assessora de Assuntos Especiais, Emília Ribeiro, a Coordenadora de Gestão Escolar, Lindamária de Souza, a Coordenadora do Programa Qualiescola em Petrolina, Lucineide Morais, a Diretora de Gestão de Rede, Gilmara Lacerda e o Presidente do Centro Paulo Freire de Pesquisas e Estudos e Doutorado em educação, Agostinho Rosas.

O evento iniciou ao som do Hino Nacional Brasileiro e, logo em seguida, a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, deu as boas-vindas a todos os presentes, enfatizando os avanços da educação na gestão Julio Lossio e explicando a importância da gestão democrática participativa. “Pretendemos rediscutir a escola na atual conjuntura desse novo projeto pedagógico, consolidando a gestão pedagógica na perspectiva de uma sociedade igualitária e mostrando a importância da educação como desenvolvimento humano e de inclusão social”, ressaltou a Secretária de Educação.

No decorrer do evento, foram exibidos alguns vídeos reflexivos e, após as apresentações, o Presidente do Centro Paulo Freire de Pesquisas e Estudos e Doutorado em educação, Agostinho Rosas, ministrou a palestra com o tema: “Compromisso Político do gestor escolar para coma educação”, que abordou uma vasta reflexão sobre a dimensão política numa gestão democrática com autonomia na gestão educacional. “Tomo como referência o pensamento de Paulo Freire, numa perspectiva de educação problematizadora e emancipadora”, explicou Agostinho.

Segundo a gestora do Núcleo Administrativo 35, composto pelas Escolas Municipais Ricardo Soares e Bruno Negreiro e ainda pelo Centro Municipal de Educação Infantil – N7, Silvana Feitosa, o curso de gestão veio para somar o conhecimento do gestor junto ao da comunidade. “Essas formações nos permitem o aperfeiçoamento com orientações, principalmente, nas dificuldades e conflitos que possam existir no decorrer da gestão, por isso, é importantíssimo participarmos”, comentou a gestora.

O curso destinado aos dirigentes escolares continuará durante toda a semana das 8h às 17, na Facape, com duração total de 40h. No último dia do curso, os gestores receberão o certificado de posse e o contrato de gestão. Cada gestor eleito assumirá o cargo no prazo de três anos e seis meses.

Texto e Foto: Élida Maria

Nenhum comentário: