sábado, 11 de junho de 2011

Hotéis terão nova regra de classificação, diz ministro do Turismo

O ministro do Turismo, Pedro Novais, fala no programa Bom Dia Ministro sobre o novo sistema de classificação hoteleira, instituído nesta semana para orientar turistas que virão ao Brasil no período da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016. Foto: Elza Fiúza/ABr
A classificação hoteleira vai favorecer a competitividade entre os hotéis e facilitar a escolha do usuário. Essa foi a avaliação do ministro do Turismo, Pedro Novais, durante entrevista concedida ao programa Bom Dia, Ministro desta quinta-feira (9/6) para falar sobre o novo sistema de classificação hoteleira que será adotado no Brasil. Novais aposta que, embora a adesão ao sistema seja voluntária, a rede hoteleira vai se interessar em participar do processo, porque isso será útil para o setor
“Na medida em que a rede hoteleira verificar que os hotéis classificados estão tendo a preferência dos usuários, eles também se esforçarão para se classificar.”
Ouça abaixo íntegra da entrevista do ministro do Turismo, Pedro Novais:
Segundo o ministro, atualmente existe uma certa confusão quando se trata da classificação hoteleira no Brasil, porque tanto as redes estrangeiras trazem para o país as estrelas dos seus hotéis no exterior, quanto as redes brasileiras imitam os grandes e colocam o número de estrelas que desejam em seus estabelecimentos. “O nosso sistema é exatamente para regularizar isso”, ressaltou Novais, que explicou que o novo sistema é bastante criterioso porque teve como base estudos de 24 países e obedece a padrões internacionais e a matrizes muito rígidas de classificação. Além disso, o Ministério contará com a parceria das secretarias de turismo estaduais e principalmente do Inmetro, que vai fazer a verificação de cada estabelecimento para definir a sua classificação.
“Só poderá usar estrela o estabelecimento que tiver sido classificado pelo Ministério do Turismo. E a segurança é dada não só pelo Ministério, a segurança é proporcionada principalmente pelo Inmetro, que fiscalizará tanto os hotéis quando da sua inscrição, quanto também durante o período em que ele estiver classificado.”
A expectativa de Novais é que até a Copa do Mundo de 2014, cerca de 60% dos 25 mil meios de hospedagem existentes no país estejam classificados, especialmente nas cidades-sede. Para isso, explicou ele, já foi iniciada uma campanha de promoção por meio das grandes associações de redes hoteleiras, bem como uma ação de publicidade mais geral, para que a rede hoteleira adira ao sistema que está sendo implantado.

Em relação aos prazos que a rede hoteleira terá para se adequar, o ministro explicou que as atuais estrelas dos estabelecimentos não valerão mais daqui a 30 dias. Segundo ele, a classificação será quase gratuita para o estabelecimento, que precisará se responsabilizar apenas por um pequeno custo que não deve ultrapassar cinco salários mínimos. 

Para suprir a demanda de turistas durante a Copa do Mundo, o ministro explicou que o Ministério do Turismo já conseguiu linhas de crédito para ampliar o número de hotéis em todas as capitais-sede da Copa, como também para reformar os já existentes. E a ideia, segundo ele, é ampliar esses recursos, na medida em que o crédito for sendo utilizado. Na sua avaliação, o país está precavido para não faltarem hotéis em momentos críticos, e principalmente durante o Mundial de Futebol.
“As linhas de crédito somam mais de R$ 3 bilhões, e estão à disposição dos usuários no Banco do Nordeste, no Banco da Amazônia, na Sudene, na Sudam, no BNDES e na Caixa Econômica e no Banco do Brasil”.
Em relação aos preços praticados pela rede hoteleira, que tendem a aumentar durante a Copa, Novais afirmou que o Ministério não pode se envolver nessa questão, porque é o mercado que decide o preço. Para o ministro, isso está acontecendo, em parte, por causa da supervalorização do real, mas na medida em que “aumenta o número de hotéis, resorts e outros meios de hospedagem, os números tenderão a baixar.”

No campo da qualificação, Novais informou que o Ministério tem um compromisso com o Comitê Executivo da Copa para capacitar melhor 306 mil pessoas que já trabalham na linha de frente do turismo, nas cidades-sede, especialmente recepcionistas de aeroportos, de hotéis, camareiras, gerentes, concierges, garçons e chefs. Segundo o ministro, apenas neste ano serão formadas mais de 100 mil pessoas nesse programa de capacitação. O Ministério também oferece capacitação em línguas, com o “Olá, turista”, que se destina a treinar as pessoas, via TV, para conversar em inglês e espanhol.
Sobre a questão da segurança durante a Copa, Novais informou que o Ministério do Turismo está se envolvendo nas ações de treinamento das pessoas que exercem a segurança nos hotéis. Além disso, explicou ele, a presidenta Dilma também determinou que o Ministério da Justiça programasse uma ação global, por ocasião da Copa. Com essas duas providências, assegurou ele, “tenho certeza de que (…) o assunto segurança estará bem equacionado.”

Nenhum comentário: