terça-feira, 14 de junho de 2011

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE DIREITOS HUMANOS - XI ENCONTRO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS

Quando nos referimos à expressão responsabilidade social sempre nos reportamos às obrigações que as empresas devem ter para com os seus empregados. O que se quer explorar no XI Encontro Estadual de Direitos Humanos é justamente identificar o que cada um faz para ser agente ativo dessa responsabilidade social. As empresas, organizações, instituições são entes abstratos, constituídas e formadas essencialmente por pessoas, e que não há outra forma de funcionar se não for tocada por cidadãos devidamente preparados e comprometidos para tal missão.


Ao definirmos o tema Direitos Humanos e as Responsabilidades Individual e Social como centro das discussões do XI Encontro Estadual de Direitos Humanos procuramos trazer a tona um assunto extremamente importante para a efetividade dos Direitos Fundamentais, pois entendemos que responsabilidade passa pelo cumprimento dos deveres e o respeito de cada pessoa na sua relação com o outro.

Temos observado que estudos e leituras que se faz da questão de responsabilidade social tem foco principal voltado para o comportamento das empresas, no que se refere aos benefícios concedidos aos seus empregados, a atenção dada ao meio ambiente e coisas desses gêneros. Seria exclusivamente a assunção pelas empresas desses papéis que conformam a responsabilidade social? Ou não teríamos que nos deter sobre qual a participação dos empregados dessas empresas e dos cidadãos de uma maneira geral contribui para o êxito ou não da responsabilidade social.

Somos “ricos” e generosos em criar expressões e denominações que tentam definir, conceituar e explicar condutas humanas que nos propiciem alcançar a efetividade de direitos. Até parece que a simples criação da expressão responsabilidade social e suas ramificações resolvem ou nos levam a plenitude da dignidade humana. É necessário e imperioso que o ser humano não se desvincule das suas responsabilidades, pois de outra forma jamais se alcançará a responsabilidade social que almejamos e muitas vezes reclamamos.

Entendemos que responsabilidade social independe do regime político de um país, mas é claro que o país que declaradamente adota o Estado Democrático de Direito, onde as políticas de governo são estabelecidas levando-se em consideração os anseios e as necessidades do povo, essa responsabilidade deve ser exigida dos governantes e também de cada cidadã/cidadão.

Estar juntos aos empresários, aos governantes, aos trabalhadores e à população como um todo, acredita ser a forma direta e exclusiva de se discutir responsabilidade social. Esta é a pretensão da Fundação Instituto de Direitos Humanos na realização do XI Encontro Estadual de Direitos Humanos, que ocorrerá no período de 05 a 07 de dezembro de 2011, na Escola de Administração Universidade Federal da Bahia, Salvador – Bahia.

Nenhum comentário: