quinta-feira, 30 de junho de 2011

Artesãos de Petrolina participam da XI FENEARTE

Trinta artesãos de Petrolina participarão da XI Feira Nacional dos Negócios do Artesanato (Fenearte), considerada a maior feira de artesanato da América Latina, entre os dias 01 a 10 de julho, no Centro de Convenções de Olinda, em Pernambuco. Desde a primeira edição do evento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos de Petrolina apoia a participação de artesãos da cidade que, neste ano, adquiriu cinco estandes para os artesãos representarem bem o município.

Petrolina é o município que mais apoia a participação de artesãos na Fenearte e, desde janeiro, articula a ida dos seus artífices, realizando reuniões. Artesãos ficarão na Ala dos Mestres que são convidados pelo Governo do Estado, são eles: Ângela, Da Cruz e José Vicente, marido de Ana das Carrancas, representando o Centro de Artes Ana das Carrancas; Roque Santeiro e Pintor (Joseilson dos Santos), artesãos da Oficina do Artesão Mestre Quincas. A Prefeitura também apoia a participação de artesãos da Associação dos Artífices de Petrolina (Assape), com artesanato em madeira, em tecido (colchas, almofadas), roupa, acessórios, artigos de decoração em geral, além da Associação dos Artesãos do Vale do São Francisco (Artevale), com o segmento de fibra e palha de bananeira.

O Sebrae, mais uma vez, incentiva a iniciativa colaborando na locação do ônibus e aquisição de camisas para padronização dos artesãos que também têm a sua contra-partida para locação do ônibus, camisas, locação de transporte para as mercadorias e estada em Recife. A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) disponibilizou um transporte para as mercadorias. Os artesãos viajarão hoje (29), às 19h, com retorno no dia 10 de julho, após a Feira. Cada artesão preparou-se durante 3 a 4 meses, confeccionando artesanato para a comercialização no evento. Somente no ano passado, mais de 95% dos produtos foram vendidos.

Para a Diretora de Cultura de Petrolina, Roberta Duarte, a cada ano o trabalho para ter uma maior representação do artesanato do município na feira é mais intenso, estimulando assim a economia da cultura no município, proveniente da comercialização de artesanato. “Neste ano, pela primeira vez, os artesãos estarão padronizados com camisas do artesanato de Petrolina, arte criada por Sérgio Sá, da Sedectur. Para o próximo ano, já temos planejadas várias ações para serem implementadas para incrementarmos a nossa participação na Feira”, afirmou.
 
Texto: Jaquelyne Costa

Nenhum comentário: