quinta-feira, 30 de junho de 2011

Polícia Militar e Secretaria de Educação de Petrolina realizam formatura dos patrulheiros mirins

 
 
Elaborado pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação de Petrolina, o Programa Patrulheiro Mirim é ligado diretamente ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência (Proerd), existente em Pernambuco desde o ano 2000. Nessa segunda (27) e terça-feira (28), mais de 600 alunos da Rede Municipal de Ensino participaram da formatura do curso. Os eventos ocorreram no Clube Kaneron, no Distrito de Izacolândia e no Cluber Over Nigth, no povoado de Nova Descoberta. Nas formaturas estiveram presentes a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, o Coordenador do Proerd Sertão do São Francisco, Tenente Cícero Carvalho, o Capitão da Polícia Militar Marcos Costa, autoridades civis e militares, representantes do legislativo, Gestores e equipe escolar, comunidades e os alunos concluintes do curso.

O Programa Patrulheiro Mirim é realizado por policiais militares, devidamente fardados e desarmados, que possuem perfil acadêmico. As aulas do curso são repassadas durante o ano letivo, em sala de aula, destinados aos alunos do 5º ao 7º ano, com idades entre 9 e 12 anos. Durante as formações do Patrulheiro Mirim, as crianças aprendem vários conteúdos, como por exemplo, relações interpessoais, educação para o trânsito, dicas de segurança preventiva, Estatuto das Crianças e dos Adolescentes (ECA), primeiros socorros, informações e orientações no combate às drogas ilícitas e lícitas e à violência, entre outros assuntos.

Os alunos que se formaram nesta semana fazem parte das Escolas Municipais Guido Alves Cardoso, em Izacolândia e José Nunes de Santana e José Ribeiro da Silva, ambas em Nova Descoberta. De acordo com a gestora das escolas do povoado de Nova Descoberta, Maria de Fátima da Silva, o programa foi muito proveitoso para os alunos e importantíssima a preocupação da Secretaria de Educação em unir forças com autoridades civis no combate à violência. “Durante o período do curso, notei que houve o envolvimento da comunidade e as crianças acolheram da melhor forma os assuntos expostos. Além disso, reconheço o compromisso da Secretaria de Educação que junto aos policiais comprometidos com o programa, ofereceram conteúdos tão disciplinadores aos nossos alunos”, relatou a gestora.

Para uma das alunas do Programa Patrulheiro Mirim, Yana Caroline, 14 anos, o tratamento diferenciado dos policias e os conteúdos abordados foi o que chamou mais a sua atenção. “O curso foi muito bom porque nos ajudou a conhecer diferentes assuntos e descobrir o quanto as drogas fazem mal ao ser humano. Aprendi ainda que devemos evitar a violência e observei a forma carinhosa e atenciosa com que os policiais a cada aula nos passavam com orientações e dinâmicas diversas”, enfatizou a aluna.
 
“Me emociono demais com o Proerd, porque apesar de algumas dificuldades que tivemos no início do programa, conseguimos vencer os obstáculos e superá-los. A alegria de ver o rostos dessas crianças e saber que elas absorveram o conteúdo e a parceria que tivermos da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, que sempre esteve de portas abertas, nos faz a cada dia seguirmos adiante o programa, com satisfação e alegria em poder ajudar a vida dessas crianças e das comunidades”, declarou o Coordenador do Proerd do Sertão do São Francisco, Tenente Cícero Carvalho.

Durante o evento, houve o toque do Hino Nacional Brasileiro, apresentação de dança, leitura de produções textuais feitas pelos alunos, juramento e entrega dos certificados.  Segundo a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, o Proerd foi mais um sonho que a Rede Municipal conquistou. “Conseguimos, em parceria com a Polícia Militar, realizar um grande Programa em nossas escolas, em que consolida a educação e as famílias, em prol do desenvolvimento social e humano, por isso somos gratos às autoridades civis e militares. A partir de agora, fica o compromisso de cada criança, juntamente com os seus pais e a comunidade”, ressaltou a Secretária.

Proerd
Amanhã (30), será realizado na Praça Dom Malan, na Concha Acústica, a partir das 19h, a formatura de mais 800 alunos de várias escolas municipais. A cerimônia é um trabalho realizado com os alunos da Sede (Centro de Petrolina). Também na ocasião, outras crianças da rede estadual estarão participando do evento.
 
Texto e Fotos: Élida Maria
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina

Nenhum comentário: