segunda-feira, 9 de abril de 2012

Prefeitura intensifica retirada das algarobas na Orla de Petrolina


Nesse domingo (09), a Prefeitura Municipal de Petrolina intensificou o trabalho de supressão das algarobas na Orla da Cidade. Essa ação faz parte do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) e está diretamente ligada à concessão da licença ambiental para a construção da Orla III. O projeto tem orçamento superior a meio milhão de reais e deve durar cerca de 24 meses.

Está sendo feita uma redefinição das Orlas I e II e fazendo a construção da Orla III de Petrolina. De acordo com informações do diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente - AMMA, Geraldo Juniorcom esse processo de retirada das algarobas, vai ser criado um parque que somará com os outros parques da cidade. O espaço servirá para aqueles que moram na Orla, mas também para os que aqui visitam, como os turistas, crianças, homens e mulheres que querem ter uma aproximação com o rio São Francisco, principal patrimônio das cidades ribeirinhas do Vale

A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) fez a análise de dez quilômetros da extensão da Orla, porém a primeira fase de supressão das algarobas está sendo feita entre o Círculo Militar e o antigo restaurante Pururuca, no final da Avenida Cardoso de Sá. “É um projeto muito bem feito, muito bem elaborado, onde a equipe da Agência de Meio Ambiente estudou as características ambientais de toda área de vegetação da Orla”, relatou Geraldo Junior.

Com a retirada das algarobas, a Orla de Petrolina aumentará a sua biodiversidade. Nos locais onde serão feitas as supressões da espécie invasora, será feito o replantio da área com espécies nativas, como ingazeira, ipês, umbuzeiro, juazeiro e outros tipos mais apropriados para a região.

Existem pássaros, peixes, répteis que sobrevivem de sementes de outras árvores nativas. À medida que na orla só existem algarobas, isso tende a ocasionar uma quebra da diversidade ecológica daquele espaço. Por isso, o próprio Conselho Nacional de Meio Ambiente recomenda a a supressão de espécies exóticas tendo em vista que elas tendem a causar um grave impacto ambiental”, explicou o diretor-presidente da AMMA, Geraldo Junior.

Durante o processo de retirada das algarobas, as madeiras serão enviadas para o matadouro da cidade, que utiliza esse material.

Parque Fluvial – O parque fluvial, que será construído na Orla de Petrolina, busca criar uma maior interação entre a comunidade e o rio. “Essa ligação estava quebrada em Petrolina, porque ainda não existe um espaço de convivência lá embaixo. É preciso criar esses espaços, por exemplo, como play ground, banquinhostrilha ecológica, para que as pessoas passem a frequentar a beira do rio”, explicaou Geraldo Junior, revelando que dentro do projeto original do parque, existe a ideia de criar a Escola Municipal do Meio Ambiente.

Texto Foto: Emerson Rocha

Nenhum comentário: