quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ex-deputado Geraldo Coelho é solidário com debate acerca do Enem em Petrolina

Na busca por facilitar o acesso dos estudantes da região do Vale do são Francisco ao Ensino Superior, o ex-deputado estadual Geraldo Coelho é solidário com o poder público municipal em defesa de uma reavaliação para aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única forma de seleção para os cursos da Universidade Federal do Vale do são Francisco (Univasf).

Enviando apoio ao prefeito Julio Lossio, o debate que ganha defesa do ex-deputado continua em pauta através da gestão pública, dos estudantes e professores. Na última quinta-feira (19), o tema foi abordado em audiência pública na Câmara de Vereadores de Petrolina, organizado pela Comissão de Negócios Municipais (CNM), que discutiu as falhas da prova.

Entre as abordagens favoráveis e contra, foram citadas medidas como sistema de “blindagem” no acesso à Univasf, medida que pode proporcionar proteção aos estudantes sertanejos. Além disso, o município sugere que as instituições de modo geral tenham seu próprio sistema de seleção.

“É preciso continuar as avaliações sobre a eficiência do Enem para nossa região e se ele tem beneficiado todos os estudantes. O assunto precisa ser bem analisado para que a região ofereça oportunidades para nossos jovens e não feche as portas para eles”, explicou o prefeito Julio Lossio.

Em março deste ano, o prefeito Julio Lossio enviou ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, uma solicitação para exclusão do Enem como única forma de ingresso à Univasf. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a solicitação foi encaminhada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), responsável pela execução da prova, onde está em análise.

Texto: Juciana Cavalcante

Nenhum comentário: