quinta-feira, 26 de abril de 2012

Petrolina terá acesso a imagens em tempo real do sistema de satélite DigitalGlobe

Petrolina foi uma das poucas cidades do Brasil a conseguir um convênio com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério das Cidades, através do qual o Município terá acesso a imagens em tempo real do sistema de satélite DigitalGlobe, um dos mais modernos neste seguimento. Este sistema permite que o usuário possa ter acesso à localização geográfica e todas as informações referentes às cidades interligadas pela rede. A previsão é que o serviço comece a ser oferecido no mês de junho.

O acesso ao sistema será feito através do site da Prefeitura. Lá, as pessoas poderão acompanhar o andamento de todos os projetos e obras desenvolvidos em Petrolina. Para isso, a Prefeitura irá capacitar um técnico em informática, que será encarregado de abastecer a página com as informações dos diversos setores da administração municipal.

“As pessoas terão acesso direto a tudo o que acontece na cidade: o Plano Diretor, a circulação de ônibus, o andamento das obras”,destacou a secretária de Planejamento e Urbanismo, Marlize Mainardes, lembrando que essa ferramenta não será exclusiva para mostrar os serviços da Prefeitura. “As Universidades, ONGs e todas as entidades vão poder utilizar esse sistema para disponibilizar suas informações para o mundo”, disse.

DigitalGlobe

A DigitalGlobe é uma empresa privada norte-americana que opera uma constelação de satélites de alta resolução. Iniciou suas operações de satélite em 2000 com o lançamento do QuickBird. Atualmente, opera também os satélites WorldView-1 e WorldView-2. Suas imagens suportam uma ampla variedade de usos dentro de defesa e inteligência, as agências civis, mapeamento e análise, monitoramento ambiental, exploração de petróleo e gás, gestão de infraestrutura, portais de internet e tecnologia de navegação.

Texto: Emerson Rocha

Nenhum comentário: