terça-feira, 3 de abril de 2012

Debate entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros encerra a programação do 1º Workshop Internacional do Projeto Aedes Transgênico

Um debate entre os pesquisadores encerrou as atividades do Workshop Internacional do Projeto Aedes Transgênico – PAT realizado pela Moscamed Brasil, nos dias 28 e 29 de março, no auditório multi eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O objetivo foi apresentar os resultados do Projeto, iniciado há um ano no município de Juazeiro, no norte da Bahia.

Mark Benedict da Universidade de Perugia na Itália, Stephanie James da Fundação Nacional de Saúde (NIH) de Maryland/EUA, David Brown da Universidade da Califórnia em Irvine (EUA), Jim Lavery da Universidade de Toronto no Canadá, Giovanini Coelho, Coordenador Nacional de Controle à Dengue do Ministério da Saúde e Ima Braga também do Ministério da Saúde foram os pesquisadores que apresentaram os últimos dados sobre o controle de Aedes e participaram da mesa de debates, no último dia de programação do evento.

Sugestões e recomendações sobre os processos utilizados e os resultados obtidos pelo PAT marcaram o debate, a exemplo da criação de um Painel de Assessoramento Técnico (PAT), que funcionaria com uma equipe de pesquisadores que não estariam incluídos no projeto, mas avaliariam o andamento e os passos futuros do programa. Outras sugestões seriam a criação de uma avaliação do projeto a partir da perspectivas da comunidade e a utilização do programa em outras áreas do país. Para o pesquisador da Universidade de Toronto no Canadá e mediador da mesa, Jim Lavery, o evento foi bastante proveitoso e o momento de discussão muito importante porque possibilitou uma análise mais detalhada e diversificada do PAT.

“De maneira geral o evento foi excelente, com um bom contexto e principalmente pelo momento de debate, no qual foi viabilizada uma apreciação mais crítica do projeto, enriquecida com a participação de pessoas de diferentes partes do mundo e que já desenvolvem trabalhos na área como o David Brown e os pesquisadores africanos. Este evento servirá como base para novas ações”, declarou Jim Lavery.

A boa receptividade do projeto se explica pela excelente organização nos processos de desenvolvimento bem como pelos excelentes resultados obtidos: Com um total de 10,8 milhões de Aedes transgênicos liberados durante 1 ano de atividades, entre 2011 a 2012, houve a redução da população do mosquito , confirmada com a coleta no campo de 89% de larvas trangênicas, dados relatados pelo gerente do projeto, o biólogo Danilo Carvalho.

O especialista em Biologia Molecular de Vetores, pela Universidade de São Paulo (USP), André Silva destacou a troca de experiências, com a participação de pesquisadores de várias partes do Brasil e do mundo. “Discutimos de forma mais técnica e profunda e a presença de estudiosos brasileiros e estrangeiros enriqueceu o debate, pois cada um apresentou realidade e fatos diferenciados”, comentou Silva.

Satisfeito com o envolvimento dos participantes e os excelentes resultados do PAT, o diretor presidente da Moscamed Aldo Malavasi, declarou que o evento foi além do esperado “O Workshop Internacional superou as expectativas, pois as comunidades nacionais e internacionais gostaram do que viram e elogiaram o projeto”. Ele ainda acrescentou, “as recomendações que emanaram no evento serão imediatamente aplicadas as programa”.

Texto e fotos: Celane Rosa

Nenhum comentário: