Em sua última visita ao Estado de
Pernambuco, o deputado federal Gonzaga Patriota conferiu as obras da
Transnordestina. O parlamentar, que trabalhou muitos anos em uma
estação de trem, lembrou com saudosismo dessa época. “Pra quem nasceu em
uma estação de trem, foi ferroviário, telegrafista e maquinista, fico
muito feliz com o retorno do trem ao Nordeste”, disse.
A implantação da Ferrovia
Transnordestina, como parte da Malha Ferroviária do Nordeste, além de se
constituir como um elemento catalisador do desenvolvimento regional
pelo porte dos investimentos e pela sua função de proporcionar redução
de custos na cadeia produtiva inter-regional, é estratégica para a
interligação com os sistemas ferroviários centro e norte do país,
viabilizando assim, o estabelecimento de um fluxo contínuo de cargas e a
operação dos transportes através de Corredores Multimodais.
Em 2009 , foi aprovado pela Comissão de
Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC ), da Câmara dos Deputados, o
Projeto de Lei nº 6328/2005, de autoria do deputado Gonzaga Patriota,
que denomina a Ferrovia Transnordestina de “Ferrovia Miguel Arraes de
Alencar”. Patriota é também autor do projeto de lei nº 1125/1988, que
incluiu a ligação ferroviária de Pernambuco na relação descritiva das
ferrovias do Plano de Viação, instituído pela lei nº 5917, de 10 de
setembro de 1973, incluindo a ligação Salgueiro-Araripina denominada
Ferrovia do Gesso. Esse projeto transformou-se na lei nº 9.060/1995, que
popularmente é conhecida como Ferrovia Transnordestina.
Gonzaga Patriota destacou a importância
da Transnordestina. ” Infelizmente, os governos de uma maneira
irresponsável extinguiu praticamente todas as ferrovias do Brasil quando
o país começava o seu desenvolvimento. A transnordestina, é uma obra
que mudará a economia e ajudará no crescimento do país. Fico lisonjeado
em participar do ressurgimento das ferrovias”, concluiu.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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