sexta-feira, 13 de abril de 2012

Gonzaga Patriota comenta a importância da Transnordestina

Em sua última visita ao Estado de Pernambuco, o deputado federal Gonzaga Patriota conferiu as obras da Transnordestina. O parlamentar,  que trabalhou muitos anos em uma estação de trem, lembrou com saudosismo dessa época. “Pra quem nasceu em uma estação de trem, foi ferroviário, telegrafista e maquinista, fico muito feliz com o retorno do trem ao Nordeste”, disse.

A implantação da Ferrovia Transnordestina, como parte da Malha Ferroviária do Nordeste, além de se constituir como um elemento catalisador do desenvolvimento regional pelo porte dos investimentos e pela sua função de proporcionar redução de custos na cadeia produtiva inter-regional, é estratégica para a interligação com os sistemas ferroviários centro e norte do país, viabilizando assim, o estabelecimento de um fluxo contínuo de cargas e a operação dos transportes através de Corredores Multimodais.

Em 2009 , foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC ), da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 6328/2005, de autoria do deputado Gonzaga Patriota, que denomina a Ferrovia Transnordestina de “Ferrovia Miguel Arraes de Alencar”. Patriota é também autor do projeto de lei nº 1125/1988, que incluiu a ligação ferroviária de Pernambuco na relação descritiva das ferrovias do Plano de Viação, instituído pela lei nº 5917, de 10 de setembro de 1973, incluindo a ligação Salgueiro-Araripina denominada Ferrovia do Gesso. Esse projeto transformou-se na lei nº 9.060/1995, que popularmente é conhecida como Ferrovia Transnordestina.

Gonzaga Patriota destacou a importância da Transnordestina. ” Infelizmente, os governos de uma maneira irresponsável extinguiu praticamente todas as ferrovias do Brasil quando o país começava o seu desenvolvimento. A transnordestina, é uma obra que mudará a economia e ajudará no crescimento do país. Fico lisonjeado em participar do ressurgimento das ferrovias”, concluiu.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário: