quarta-feira, 18 de abril de 2012

Praça dos Esportes e da Cultura será construída em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina conseguiu trazer para o município mais um equipamento público de alta relevância social. No bairro Rio Corrente, será feita uma Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), numa parceria entre os Governos Federal e Municipal. A nova praça terá 3 mil metros de área construída, abrigando um teatro, cinema com capacidade para 66 pessoas, quadra poliesportiva coberta, pista de caminhadas e outros atrativos. Os recursos, de cerca de R$ 2 milhões, estão na Caixa Econômica Federal e o projeto está em fase de licitação. 

Com a implantação da Praça, Petrolina terá um espaço com infraestrutura completa de lazer, turismo e cultura. Segundo a secretária de Planejamento e Urbanismo, Marlize Mainardes, Petrolina foi uma das poucas cidades no Brasil a ser contemplada com este projeto, atendendo a todas as exigências dos Ministérios do Esporte e da Cultura.

A escolha pelo bairro Rio Corrente foi feita, entre outras coisas, em virtude da proximidade dele com outros bairros populares de Petrolina. A intenção é beneficiar o maior número de pessoas possível. “Esse é um grande projeto voltado para atender áreas de vulnerabilidade social. Ali nós temos bairros como a Cohab VI, São Gonçalo, e toda a comunidade próxima irá usufruir desse equipamento. E o mais importante é que a praça também vai ser um local de cultura, onde as pessoas vão poder desenvolver suas habilidades artísticas”,explicou a secretária de Planejamento e Urbanismo, Marlize Mainardes, revelando a intenção da Prefeitura em conseguir outro espaço como esse para o município. 

Além de cultura e esportes, a vinda da praça levará mais cidadania e segurança para as comunidades beneficiadas. De acordo com a secretária, a administração do espaço será feita de forma conjunta entre Prefeitura e os moradores da região, onde alguns deles serão capacitados para conduzir esse equipamento. “Nos locais onde forem instaladas uma Praça dos Esportes e da Cultura, o Governo Federal vai liberar recursos para a construção de uma base de polícia comunitária”, completou Marlize Mainardes. 

As obras da Praça dos Esportes e da Cultura devem começar no próximo mês. Em virtude da estrutura do equipamento, a previsão inicial é de que fique pronta em aproximadamente um ano.

Texto: Emerson Rocha/Foto: Imagem Ilustrativa

Nenhum comentário: