quarta-feira, 25 de abril de 2012

Prefeitura de Petrolina oferece cerca de 2 mil vagas em cursos profissionalizantes

Famílias de Petrolina que vivem em extrema pobreza e encontram-se em situação de vulnerabilidade social terão a oportunidade de aumentar a renda familiar através da qualificação profissional. Por meio de um convênio firmado, na manhã de ontem (24), entre a prefeitura de Petrolina e o Sistema S (Sest/Senat e Senai) serão oferecidos quase 2 mil vagas em 19 cursos profissionalizantes com o objetivo de erradicar a miséria no município.

A primeira etapa do Petrolina Cidadã houve através da busca ativa para identificar famílias que vivem em situação de extrema pobreza, cuja renda per capita é igual ou menor que R$ 70. O cadastro das famílias foi feito com o auxílio dos agentes comunitários de saúde do município. “Os cursos oferecidos serão sequenciados e distribuídos de acordo com a demanda das localidades”, explicou a coordenadora do programa, Celina Ferro.

As inscrições começam hoje (25) e seguem até segunda-feira (30) e podem ser feitas nos CRAS dos bairros e dos distritos de Petrolina e na sede do Programa Petrolina Cidadã, que fica na Rua Aristarco Lopes, nº 558, Centro. No ato da inscrição, os interessados devem apresentar RG, CPF, Carteira de trabalho, Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante do cadastro único feito pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Os cursos oferecidos são Pedreiro, Soldador, Armador de ferragens, Eletricista de baixa tensão, Mecânica e manutenção de motocicletas, Assistente de atividade do lar, Formação de babás, Cabeleireiro, Maquiagem, Manicure e pedicure, Flores emborrachadas, Customização de camisetas, Customização de sandálias, Bordados diversos, Corte e costura básico, Confecção de peças íntimas, Camareira e Agentes de lazer. E eles acontecerão nos horários matutinos, vespertinos e alguns pelo período da noite.

Petrolina, atualmente, dispõe de vagas de emprego, mas não tem pessoas capacitadas. Portanto, através do Petrolina Cidadã estamos levando para a população cidadania e cursos que garantem a qualificação profissional e possibilidades no mercado de trabalho”,destacou o prefeito Julio Lossio.



Texto: Cíntia Sacramento

Nenhum comentário: