terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Prefeito Julio Lossio inaugura AME no bairro Vila Eduardo

A noite da última sexta-feira (16) foi de festa no bairro Vila Eduardo. Emocionados, moradores da localidade e do seu entorno fizeram-se presentes na cerimônia de inauguração da unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família Bernardino de Campos Coelho. Na ocasião, também estiveram presentes o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, o vive-prefeito Domingos Sávio, a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta, o deputado federal Raul Henry (PMDB-PE), a primeira-dama Andrea Lossio, os vereadores Dedé da Simpatia (PSDB) e Alvorlande Cruz (PRTB), secretários municipais, representantes de diversos órgãos de saúde e lideranças comunitárias.

Com capacidade para atender uma população de 15 mil habitantes, a AME Bernardino Campos Coelho receberá moradores dos bairros Vila Eduardo, São José, Loteamento Eduardo, Colina Imperial, Cidade Universitária, Vila dos Imbirás, Vila dos Ingás, Vila do 5º Batalhão da Policia Militar, Vila do 72º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército, Loteamento Presidente Dutra e Loteamento Vila Rainha dos Anjos. As comunidades contarão com uma estrutura de 4 consultórios médicos, 4 de enfermagem, 2 odontológicos, salas de procedimentos, de marcação de exames, esterilização, curativos, pequenas cirurgias, vacinação, acolhimento, recepção com capacidade para acomodar 100 pessoas, brinquedoteca, escovódromo, farmácia, almoxarifado, bicicletário e espaço para a prática de atividades físicas. A AME funciona com um diferencial também no horário que é ampliado, das 07 às 21 horas, e dispõe de uma equipe de profissionais capacitados para prestar um atendimento humanizado e acolhedor.

O prefeito Julio Lossio agradeceu o empenho e a dedicação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), à Associação de Moradores da Vila Eduardo, e ratificou o seu compromisso com a população de Petrolina. “Nosso objetivo é oferecer mais dignidade e cidadania para às comunidades. Queremos dar às pessoas mais simples, o mesmo atendimento que tem os mais ricos e isso passa, necessariamente, pela estrutura física das unidades, equipamentos e qualificação da equipe”, frisou. A reestruturação da Atenção Básica em Petrolina, é uma iniciativa pioneira, reconhecida por especialistas em Saúde da Família. “Estive em Brasília discutindo esse modelo que estamos construindo no município, visitei várias regiões, e nenhuma cidade possui uma unidade de Saúde da Família, com a qualidade das nossas AMEs”,  afirmou o prefeito Municipal, destacando que esse novo formato vai além da estrutura física e de equipamentos. Ela inclui também a qualificação dos profissionais, especialmente dos enfermeiros, que estão mais empenhdos no cuidado à saúde e são peças essenciais na prevenção das doenças.

A secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta, reiterou o pronunciamento do prefeito Julio Lossio, destacando os números positivos da Saúde em Petrolina e os esforços feitos pela sua equipe no sentido de melhorar os serviços oferecidos. “Para garantir resultados positivos, precisamos ousar. É isso que a gestão está fazendo. A inauguração da terceira AME Saúde da Família significa que já temos cobertura AME para 45 mil habitantes. São quase 3 mil consultas e 5 mil procedimentos realizados por mês em cada uma destas unidades”, relatou a secretária, anunciando que no início de 2012, o município entregará mais três AMEs, duas na cidade e uma no interior. “Nós estamos avançando com qualidade. Essa é a nossa preocupação. Atender as pessoas, acolher, tratá-las com carinho e atenção. É o pedido do prefeito e a meta da SMS”, concluiu.

O trabalho da Prefeitura e da SMS é reconhecido pela comunidade que agradece os esforços de todos que fazem a gestão municipal. “Ter essa AME aqui é muito bom, é maravilhoso. Dr. Julio está sabendo cuidar da população de Petrolina e da Vila Eduardo, fazendo o que nós precisamos de verdade. Ganhamos mais espaço e equipamentos à vontade. Agora eu sei que o povo da Vila Eduardo e dos bairros vizinho já tem um lugar digno para ser atendido”, enfatizou a dona de casa Ana Rosa de Souza.

Durante a solenidade, o deputado federal Raul Henry anunciou o empenho de duas emendas parlamentares, destinadas à compra de mil computadores para as escolas municipais e de uma máquina patrol para reparar as estradas que dão acesso às escolas rurais. Outro momento importante da noite foi a premiação do concurso de fotografia realizado pela SMS, no qual os usuários do Sistema Municipal de Saúde, escolheram as melhores imagens capturadas pelos funcionários que atuam na Estratégia de Saúde da Família. Com os melhores trabalhos, sob o tema ‘Saúde em Petrolina, seu olhar’, foram premiados, em 1º lugar, com uma câmera fotográfica, a Equipe da UBS de Nova Descoberta, representada por Silvoney Junior, em 2º lugar, com um aparelho de DVD, a equipe da UBS Anália Batista, representada por Bruno Klecius, em 3º lugar ficou a AME Leonor Elisa, representada por Vanicleide Bezerra Passos, e em 4º lugar, a equipe da Diretoria de Atenção Básica, representada por Norma Nery.

Texto: Eneida Trindade/ Fotos: Gilson Pereira

Nenhum comentário: