quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Guarda Municipal de Petrolina recebe novo fardamento do Centro de Operações Integradas

Em uma constante de buscar valorizar os servidores do município e melhorar a cada dia os serviços prestados a sociedade, a Prefeitura Municipal de Petrolina apresentou na quinta-feira, dia 22, o novo fardamento do Comando de Operações Integradas (COI). O setor, que também é novo e passa a exercer as atividades a partir de agora, é composto por 50, dos 122 Guardas Municipais.

O COI é mais uma ferramenta à disposição da sociedade de Petrolina implantado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, responsável pelos órgãos operativos: Guarda Municipal, Grupamento de Vigilância e Defesa Civil. As funções do grupamento que é composto pelos Guardas Municipais linha de frente, ou seja, componentes do trabalho direto com a segurança do patrimônio público e serviços, serão redobradas nessas áreas além de ficarem responsáveis pelo Sistema de Vídeo Monitoramento e Monitoramento Eletrônico que está em fase de implantação. O novo serviço será executado por etapas.

O trabalho consiste em auxiliar as atividades de vigilância do patrimônio público e oferecer, ao mesmo tempo, ferramentas em tempo real, no auxílio à segurança da população em pontos de maior movimentação. As guarnições do COI ficarão dispostas em pontos estratégicos da cidade atentos ao acionamento da Central de Monitoramento Eletrônico (CEME) e Videomonitoramento. “A implantação do COI que vem com novo uniforme tem como um dos motivos a integração das ações, além de cooperar mais com as Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, também contribuindo com as secretarias municipais através do videomonitoramento. Estamos com nossa Guarda preparada, com profissionais treinados para esse viés de operacionalidade integrada”, explicou o Secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira.

A CEME funcionará na sede da Secretaria de Segurança Cidadã, localizada no Parque Josepha Coelho, onde também já está sendo construída a sede da Guarda Municipal e da Secretaria. “O Centro de Operações Integradas é uma qualificação, reforçando a valorização do ser humano e cuidados com nossa sociedade. Além do investimento na profissionalização da estrutura da Guarda que vai ganhar em breve sua sede e nisso estamos trabalhando para avançar na segurança da cidade, interior e áreas irrigadas. A violência tem crescido muito e um trabalho isolado do Estado não consegue resolver o problema, por isso queremos ser parceiros na melhoria da segurança do nosso povo, da nossa gente”, acrescentou o prefeito Julio Lossio.

Inicialmente, o videomonitoramento será implantado nas feiras livres de maior circulação, e o monitoramento eletrônico em outros 50 pontos públicos como escolas, AMEs e postos de saúde. Logo em seguida, novos locais serão contemplados obedecendo as etapas que também cumprirá trabalho com uma guarnição no interior.

Texto: Juciana Cavalcante/ Foto: Gilson Pereira

Nenhum comentário: