quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Debates eleitorais em 2012 terão "superpesquisas"

Pedro Venceslau
(pvenceslau@brasileconomico.com.br)
Institutos de pesquisa de opinião trabalham com tecnologia, já usada nos Estados Unidos, que possibilita medir em tempo real a avaliação dos eleitores durante debates políticos.

Nos debates televisivos da campanha presidencial do ano passado, o marqueteiro do PSDB, Luiz González, surpreendeu seus adversários ao promover pesquisas de opinião em tempo real com eleitores usando um aparelho chamado "Perception Analyzer".

Para desgosto dos tucanos, que detinham o monopólio dessa tecnologia, um instituto de São Paulo comprou recentemente nos Estados Unidos 150 unidades do aparato, além de modernas mesas de operações para compilar os dados.

Até então, o único operador desse sistema no país era o sociólogo Antonio Lavareda, que é ligado ao PSDB. E apenas campanhas milionárias tinham recursos para usá-lo.

Por razões estratégicas, os novos operadores do "Perception" ainda não estão fazendo publicidade. Mas revelaram que a ideia é baratear o aparelho e ganhar na escala, tornando-o acessível a campanhas municipais. Ano que vem, outra leva de equipamentos será comprada nos EUA.

Avaliação em tempo real
Com o "Perception", o desempenho de um debatedor na TV pode ser analisado nas minúcias em tempo real por grupos qualitativos de até 96 pessoas. O aparelho, que lembra um seletor de canais, permite que os marqueteiros usem os intervalos para nortear os blocos seguintes.

Lavareda medirá batimentos cardíacos
Antonio Lavareda reage. "Vamos utilizar um novo aparelho nas pesquisas chamado Neurolab, que usa técnicas de neuromarketing", disse o sociólogo à coluna.
Ele explica: "O aparato terá eletroencefalograma, ressonância magnética e medirá batimentos cardíacos".

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