domingo, 25 de dezembro de 2011

Comunitários dos bairros que serão contemplados com a AME se reúnem na prefeitura para conhecer o projeto

Líderes comunitários de vários bairros de Petrolina estiveram presentes na manhã desta quinta-feira (22), na sede da Prefeitura de Petrolina, para conhecer o Projeto de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) apresentado pelo prefeito Julio Lossio e pela secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta. Na oportunidade, o prefeito apresentou aos presentes a estrutura das unidades, os serviços oferecidos e o conceito AME, bem como as novas unidades que serão entregues ao município até o final de 2012.
Antes da concretização das Unidades AMEs, em Petrolina, a comunidade deparava-se com postos de saúde sucateados, com equipamentos degradados e corroídos, escassez de medicamentos e serviços de má qualidade. Contudo, essa realidade vem sendo mudada, pois já são três AMEs entregues à comunidade, - Leonor Elisa; Lia Bezerra e Bernardino Campos Coelho – que atendem mais de 45 mil pessoas, com infraestrutura adequada e profissionais em diversas áreas dispondo de um atendimento acolhedor e humanizado.
A gestão Julio Lossio através da Secretaria de Saúde tem um planejamento estratégico das unidades AME, que começamos a implementar no ano de 2010 com a inauguração da Leonor Elisa no bairro Dom Avelar. Nós temos algumas obras que estão em construção nesse momento, para serem entregues logo no inicio de 2012. Neste momento estamos fazendo uma avaliação e uma apresentação para os líderes dos bairros onde serão dadas Ordem de Serviços para construções no Gercino Coelho, Antonio Cassimiro, Ouro Preto, Pedra Linda e N5, vamos mostrar o que uma AME pode oferecer para população em termos de estrutura e de composição de serviços”, explicou a secretária Lúcia Giesta.
As unidades são divididas em: AME Policlínica que oferece atendimento com médicos especializados; AME Saúde da Família que dispõe de serviços para atenção primária e a AME Servidor que está com as obras em fase de conclusão e vai atender os mais de cinco mil servidores municipais. Elieide da Silva, presidente da Associação do bairro Dom Avelar, conhece os serviços oferecidos pela AME há mais de um ano e afirma que o atendimento na saúde melhorou. “Hoje, temos salas climatizadas, atendimentos odontológicos, médico, remédios, só tenho a agradecer, principalmente porque nosso bairro foi o primeiro a ser contemplado com a AME”, declarou.
Hoje, convidamos as lideranças comunitárias para conhecerem as unidades AME que foram desenhadas para garantir o avanço da saúde de Petrolina. No inicio da gestão avaliamos que seriam entregues 10 unidades até 2012, porém já temos garantidas 15 unidades e temos o projeto para possivelmente entregarmos 20 AMES. Cada unidade implantada atende 15 mil pessoas que têm garantidos serviços de qualidades e uma estrutura adequada, diferentemente do que encontramos em vários postos de saúde. O conceito AME é o diferencial que queremos dar para cidade, colocando as pessoas em primeiro lugar com dignidade”, destacou o prefeito Julio Lossio.
Já foram entregues as unidades: Leonor Elisa – Dom Avelar; Lia Bezerra – José e Maria; Bernardino Campos – Vila Eduardo. Estão em fase de construção as AMEs: João Moreira – Henrique Leite; Manoel Possídio – Areia Branca; Izacolândia – Izacolândia; AME Servidor – Centro. A Prefeitura dará Ordem de Serviço para a construção das AMEs: Rosa Maria – Gercino Coelho; Maria de Lourdes – Antonio Cassimiro; Ouro Preto – Ouro Preto; Pedra Linda – Pedra Linda e Projeto Senador Nilo Coelho Núcleo-5 – PSNC-5. E já estão prontos os projetos para a construção das unidades no Projeto Senador Nilo Coelho - Núcleo 8, Rajada, Jardim Amazonas e Centro.
Texto: Cíntia Sacramento/ Foto: Gilson Pereira

Nenhum comentário: