NOVA YORK - Os fanáticos pela Apple amanheceram em filas ao redor das lojas para comprar o iPad 2, que começou a ser vendido ontem nos Estados Unidos. De manhã, o novo tablet podia ser encomendado por meio da da internet. Mas, a partir das 17 horas (de Nova York), os primeiros compradores puderam adquirir o produto nas lojas e já sair usando.
Na Quinta Avenida, diante do Central Park, mais de mil pessoas se aglomeravam para entrar na loja assim que a venda fosse iniciada. Alguns estavam em cadeiras de praia. Outros usavam o iPad antigo para passar o tempo enquanto esperavam para comprar a nova versão. O mesmo cenário era observado em outras lojas da Apple na cidade.
A polícia precisou organizar o trânsito ao redor da loja, o que já se tornou comum nos lançamentos de novos produtos da empresa de Steve Jobs, como as versões mais modernas do iPhone. Em San Francisco, a fila dava a volta no quarteirão. A decisão de começar a vender o produto apenas no fim da tarde visou evitar que clientes mais fanáticos passassem a noite no frio e correndo risco de assaltos, como ocorreu outras vezes.
A venda pela internet, iniciada às 4 horas da manhã, levou ao fim dos estoques em alguns minutos. À tarde, já havia a previsão de que o tablet seria entregue apenas em duas ou três semanas. Na loja da Quinta Avenida, a universitária Amanda Foote vendeu o primeiro lugar da fila por US$ 900, segundo o blog Mashable. O comprador foi Hazem Sayed, desenvolvedor de aplicativos.
O iPad 2 pesa 10% menos do que o anterior e sua espessura é um terço menor. O produto também será duas vezes mais rápido do que a versão anterior e virá na versão branca, além da preta. Câmeras também foram instaladas nos dois lados do tablet. As primeiras resenhas sobre o produto foram positivas, apesar de o qualificarem como evolucionário, e não revolucionário.
Mercado. No ano passado, a Apple vendeu cerca de 15 milhões de iPads e reinou sozinha no mercado de tablets. Agora, o iPad 2 terá concorrência de produtos fabricados por outras empresas, como o Galaxy Tab (Samsung), o HP Slate e o Motorola Xoom, além da Research in Motion (fabricante do BlackBerry), entre outros.
Os preços da nova versão do iPad serão os mesmos da anterior, variando entre US$ 499 o de 16GB e US$ 829 (64GB e 3G). A Apple continuava vendendo a versão anterior com desconto. Não há previsão de venda do novo iPad no Brasil. Mas, ontem, alguns brasileiros que aproveitam um feriado de carnaval prolongado estavam nas filas das lojas da Apple em Nova York.
O fanatismo de alguns consumidores da Apple levou alguns estudiosos a considerar a devoção à empresa como uma espécie de religião. Alguns desses clientes fazem questão de sempre estar entre os primeiros nas filas para adquirir os novos produtos.
Fonte: Gustavo Chacra, correspondente de O Estado de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário