sexta-feira, 18 de março de 2011

O desafio de transformar o Brasil em exportador de fertilizantes

Presidenta Dilma Rousseff participou de cerimônia de assinatura do protocolo
de implantação de unidade de fertilizante em Uberaba (MG). Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
O Brasil deve atingir não apenas a autossuficiência na produção de fertilizantes, mas se tornar um país exportador do produto. Esse foi o desafio lançado pela presidenta Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (17/3), em discurso na cerimônia de assinatura de Protocolo de Intenções para a implantação de gasoduto e da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Segundo a presidenta, desde o ano de 2008 o governo federal vem desenvolvendo estudos para reduzir a dependência do país que exporta 60% dos fertilizantes utilizados na agricultura.
“Quando chegamos ao governo o Brasil não era autossuficiente em petróleo, gás… Essa situação implicava na falta de planejamento. A fábrica de fertilizantes faz parte mesma estratégica da Petrobras. Mas não apenas ser autossuficiente em fertilizantes, mas tornar o Brasil um dos grandes exportadores do mundo. É um absurdo importamos 60%, pois aí vamos ficar nas mãos da oscilação grande do mercado.”
Ouça abaixo a íntegra do discurso da presidenta Dilma Rousseff.
A presidenta afirmou que o país precisa buscar a meta, pois isso implica em ter uma produção de alimentos com menor custo. Ela lembrou que uma das maiores reservas de potássio -- matéria prima para produção de fertilizantes -- está localizada na Amazônia, numa região sob domínio da Petrobras. Dilma Rousseff contou que essa questão vinha sendo colocada em debate desde quando era ministra-chefe da Casa Civil. Ela explicou se naquela ocasião empenhou-se neste tema “imaginem agora como presidenta da República”.
A presidenta Dilma iniciou o discurso homenageando as mulheres de Minas Gerais e do país. Ela citou que há um ano, quando esteve em Uberlândia, reuniu-se com o grupo de mulheres que integram o projeto ABCZ, de Uberaba. Depois, ela destacou a importância da parceria com os municípios no incremento de projetos estruturantes.
“Fiquei muito impressionada agradeço a participação dos prefeitos e prefeitas. Pretendo ter com eles uma relação de parceria. Mas, também tenho consciência de que uma série de projetos que nós temos só tem condição de serem viabilizados em parceria com as prefeituras. Um desses exemplos é prefeitura de Uberaba”, disse ao enumerar alguns projetos firmados com aquele município.
Dilma Rousseff contou também da relação que tem com Minas Gerais. Enfatizou que foi no município de Uberaba que seus pais se conheceram e, por isso, o município “é de certa forma minha terra de origem”. Então, a presidenta destacou uma moradora ilustre do município: dona Lucila Rosa Soares, já falecida, que foi uma das primeiras vereadoras mineiras.
“Neste mês em homenagem à luta internacional das mulheres, queria homenagear uma mulher muito corajosa aqui de Uberaba. Dona Lucila Rosa Soares que faleceu aos 98 anos. Foi uma das primeiras vereadoras de Minas Gerais. Não foi vereadora numa época em que era fácil. Foi vereadora numa época em que a discriminação era mais forte. Participou de movimento sem se deixar intimidar ou esmorecer. Portanto, a minha homenagem a dona Lucila.”
A presidenta também destacou o crescimento econômico de Minas Gerais. Segundo informações passadas a ela pelo governador Antonio Anastasia, o estado apresentou uma taxa de crescimento do PIB da ordem de 10,9%. Segundo ela, Minas teria crescido num ritmo próximo daquele registrado pelo China. Ela considerou isso muito importante e destacou que o Brasil também deve ter desempenho que permita crescer com segurança. Nesse momento ela ilustrou o discurso com “o voo da galinha”, ou seja, defendeu um avanço na economia de forma constante e não apenas em saltos.

Segundo ela, o crescimento da economia com equilíbrio permite a oferta de bens e serviços que, por sua vez, naquilo que denominou roda da economia, levará a geração de emprego e renda para a população. Destacou também o desafio em manter a inflação sob controle e assegurou que as conquistas somente podem ser obtidas com a participação da sociedade.

A presidenta Dilma também fez um agradecimento especial ao ex-vice-presidente José Alencar, um dos principais defensores do projeto da fábrica de fertilizantes em Uberaba.

Nenhum comentário: